one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Facebook Privacidade

Imagem:

Compartilhar:

Mais um aviso de privacidade engana usuários no Facebook

Criado em 27/11/12 13h18 e atualizado em 28/11/14 18h28
Por Davi de Castro Fonte:EBC

Logo do Facebook
(Wikimedia Commons)

Atualização: Novo boato sobre roubo de dados circula no facebook após rede atualizar

Mais um hoax (entenda o que é isso aqui) chegou aos perfis brasileiros no Facebook na última semana. O texto afirma que os direitos autorais dos usuários estão ligados a todos os "dados pessoais, ilustrações, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos profissionais, etc". Diz ainda que "para uso comercial, é necessário o consentimento por escrito em todos os momentos". 

Requentado a partir de um falso "aviso de privacidade" que circulou na rede em setembro, o novo boato aproveita a recente proposta de atualização da política de uso dos dados pelo Facebook para enganar mais usuários. A mensagem pode até ser nova, mas a prática é antiga.

Leia também: Facebook faz mudanças para facilitar as configurações de privacidade

Curta a página da EBC no Facebook

Como todo velho e bom hoax, a mensagem ainda traz uma "ameaça" aos usuários que não reproduzirem a informação em seus perfis: "Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez, você estará tacitamente permitindo o uso de elementos como suas fotos, bem como as informações contidas em suas atualizações de status de perfil."

Parte dos usuários desconhece a política de privacidade da rede social, bem como os direitos que a legislação lhes garante. Esse desconhecimento é aproveitado por boatos desse tipo, que iludem as pessoas a compartilhá-lo a fim de garantir uma falsa privacidade, cuja mera reprodução do texto não tem valor jurídico.

Tudo o que você precisa saber sobre a privacidade no Facebook está aqui e são essas as regras que valem. Se você está no Facebook, é porque declarou ter lido e aceitado as normas. Com isso, você autoriza a empresa a utilizar seus dados para publicidade direcionada, por exemplo. 

Atualização

No dia 21 de novembro, o Facebook anunciou mudanças na política de privacidade, incluindo a possibilidade de compartilhar os dados de navegação dos usuários com outros sites. "Usamos as informações que recebemos sobre você em relação aos serviços e recursos que fornecemos , como seus amigos, nossos parceiros, os anunciantes que compram anúncios no site e os desenvolvedores que criam os jogos, aplicativos e sites que você usa", disse a empresa em comunicado. O site também divulgou o fim do sistema de votação por usuários para aprovar mudanças na política de privacidade que existia desde 2009. 

Leia o boato que está circulando no Facebook:

 

Em resposta às novas regras do Facebook, eu declaro que meu direito autoral está anexado a todos minhas informações pessoais, ilustrações, gráficos, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos, etc. (como resultado da Convenção de Berner). Para qualquer uso comercial dos supracitados é necessária minha autorização por escrito!

(Qualquer um lendo isso pode copiar este texto e colar em seu mural. Isso vai colocá-lo sob proteção das leis de direitos autorais). Pelo presente comunicado, eu notifico o Facebook que é totalmente permitido divulgar, copiar, distribuir, disseminar ou tomar qualquer atitude contra mim com base neste perfil e em seu conteúdo. As ações proibidas citadas também se aplicam a funcionários, estudantes, agentes e/ou qualquer equipe sob a direção ou controle do Facebook. O conteúdo deste perfil é privado e confidencial. A violação da minha privacidade é punida por lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e o estatuto de Roma).

Leia também:

Ter muitos amigos no Facebook pode trazer problemas, aponta pesquisa

Brasil é o país mais ativo do mundo no Facebook

Saiba quais são as cinco redes sociais mais acessadas do Brasil

Aprenda como fazer com que amigos de amigos não vejam suas atualizações no Facebook

Boato no Facebook estimula usuários a compartilharem “aviso de privacidade”

Aviso falso no Facebook ensina forma errada dos usuários protegerem conta na rede social

Proteja seu filho na internet: fundadora de projeto dá dicas de segurança em redes sociais

Pesquisa feita pelo Facebook aponta que futebol é o tema predileto dos brasileiros nas redes

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário