one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saiba o que é um viral na internet

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que significa "viral na internet"

Criado em 28/11/12 17h33 e atualizado em 28/11/12 18h06
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Saiba o que é um viral na internet
Saiba o que é um viral na internet (Lumaxart/Creative Commons)

Viral é um termo que surgiu junto com o crescimento do número de usuários de blogs e redes sociais na internet. A palavra é utilizada para designar os conteúdos que acabam sendo divulgados por muitas pessoas e ganham repercussão (muitas vezes inesperada) na web.

O termo é relacionado a palavra vírus (de computador ou doença), já que as pessoas chegam a compartilhar o conteúdo viral quase que inconscientemente. A palavra viral deu origem a outros termos como viralizar, viralizou e efeito viral (utilizado pelo Facebook para mensurar o quanto um conteúdo de uma página foi compartilhado).

É difícil prever como nasce um viral na internet, mas algumas características são comuns ao que “bomba na web”. Conteúdo de humor, de serviço, dicas, brindes e promoções costumam ter mais chances de fazer sucesso em blogs e redes sociais.

Vídeo (principalmente de humor) é o tipo de conteúdo que mais se torna viral na web. Em redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest fotos costumam fazer sucesso. Já no Tumblr, Gifs acabam se tornando a coqueluche. 

Um dos exemplos mais bem sucedidos de viral é o da música Gangnam Style, do rapper sul-coreano PSY. A música, programada para ser mais um hit dentro do país, acabou ganhando proporções mundiais graças ao grande volume de compartilhamentos do clipe por parte dos usuários em redes sociais e blogs.

No início, a dança engraçada do músico fez com que o vídeo virasse um viral. Mas depois, a música realmente “grudou” na cabeça dos internautas. Isso resultou em projeção internacional para o músico. Como se pode ver no caso de PSY, os virais da internet também podem acabar influenciando outros setores (como o mercado fonográfico).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário