Saiba o que significa "viral na internet"

Edgard Matsuki - Portal EBC 28.11.2012 - 17h33 | Atualizado em 28.11.2012 - 18h06

Saiba o que é um viral na internet

Saiba o que é um viral na internet (Lumaxart/Creative Commons)

Viral é um termo que surgiu junto com o crescimento do número de usuários de blogs e redes sociais na internet. A palavra é utilizada para designar os conteúdos que acabam sendo divulgados por muitas pessoas e ganham repercussão (muitas vezes inesperada) na web.

O termo é relacionado a palavra vírus (de computador ou doença), já que as pessoas chegam a compartilhar o conteúdo viral quase que inconscientemente. A palavra viral deu origem a outros termos como viralizar, viralizou e efeito viral (utilizado pelo Facebook para mensurar o quanto um conteúdo de uma página foi compartilhado).

É difícil prever como nasce um viral na internet, mas algumas características são comuns ao que “bomba na web”. Conteúdo de humor, de serviço, dicas, brindes e promoções costumam ter mais chances de fazer sucesso em blogs e redes sociais.

Vídeo (principalmente de humor) é o tipo de conteúdo que mais se torna viral na web. Em redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest fotos costumam fazer sucesso. Já no Tumblr, Gifs acabam se tornando a coqueluche. 

Um dos exemplos mais bem sucedidos de viral é o da música Gangnam Style, do rapper sul-coreano PSY. A música, programada para ser mais um hit dentro do país, acabou ganhando proporções mundiais graças ao grande volume de compartilhamentos do clipe por parte dos usuários em redes sociais e blogs.

No início, a dança engraçada do músico fez com que o vídeo virasse um viral. Mas depois, a música realmente “grudou” na cabeça dos internautas. Isso resultou em projeção internacional para o músico. Como se pode ver no caso de PSY, os virais da internet também podem acabar influenciando outros setores (como o mercado fonográfico).

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0