one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Richard Stallman, fundador do

Imagem:

Compartilhar:

Richard Stallman fará palestra em Brasília

Criado em 30/11/12 19h11 e atualizado em 03/12/12 11h17
Por Marcos Urupá *

Richard Stallman fará palestra em Brasília
Richard Stallman, fundador do Free Software Foundation (stallman.org)

No próximo dia 3 de dezembro, às 10h, Richard Stallman, fundador da  Free Software Foundation fará uma palestra sobre "Patents, Software, Crisis and Possible Ways Out" (Patentes, Software, crise e possíveis soluções), no Auditório Dois Candangos, na Faculdade de Educação da UnB.

Stallman é um dos fundadores do movimento software livre e percorre o mundo falando sobre o uso dessa ferramenta, que é feita colaborativamente, e denunciando que o fato dos sistemas operacionais das fabricantes de computador serem completamente fechados tira a liberdade das pessoas.

Stallman classificou os sistemas de códigos fechados de “malwares”, por não permitirem sua alteração pelo usuário e vincularem o uso de um mesmo segmento de produtos.

O QUE FEZ – O ano era 1983. O físico americano Richard Stallman começa a desenvolver um sistema operacional para computadores de programação totalmente aberta. Vinculado ao laboratório de pesquisa em computação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), o cientista questionava a postura das empresas do setor, que passaram a bloquear o acesso ao código-fonte e informações técnicas sobre os softwares embutidos nos equipamentos de informática.

Naquele momento nascia o projeto GNU, o primeiro sistema operacional livre. Foi a base que permitiu a incorporação do Linux, projeto do finlandêns Linus Torvalds, completando a iniciativa do GNU, no ano de 1992. Stallman também fundou a Fundação Software Livre, organização voluntária que envolve programadores do mundo inteiro. Grande divulgador do copyleft, conceito jurídico desenvolvido para proteger a modificação e estabelecer diretrizes para distribuição do software livre, o ativista realiza palestras em todo o mundo divulgando os conceitos da liberdade do conhecimento e o software livre.

* Com informações da Agência UnB

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário