one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


ataque ddos diagrama

Imagem:

Compartilhar:

Ataques por meio de DDOS no site do ENEM? Saiba o que significa

Criado em 29/12/12 17h12 e atualizado em 30/12/12 11h57
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

ataque ddos diagrama
Diagrama de um Ataque DDOS (Wikimedia / Creative Commons)

Nesta sexta-feira (28), o site do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional (Inep) com os resultados da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saiu do ar por vários minutos.

Apesar de não confirmada, algumas hipóteses levantadas na web apontaram para um possível ataque DDOS (Distributed Denial of Service) ao site.

O DDOS é uma modalidade de ataque em que um pessoa ou grupo de usuários configuram computadores para fazer acessos simultâneos e frequentes a úm único endereço de site. Dessa forma, o site-alvo é sobrecarregado e não consegue dar conta de tantas requisições (solicitações de acesso) e começa a falhar (ou cair).

O motivo que leva alguém a realizar um DDOS pode ser qualquer um, mas normalmente é realizado por usuários mal intencionados com conhecimentos avançados de sistemas, que são conhecidos popularmente por crackers.

Mesmo que o site do Inep tenha realmente sofrido com esse ataque, é importante esclarecer que o DDOS não interfere no banco de dados do site e não pode ser considerado uma invasão. Para ficar mais claro, imagine um metrô cheio que recebe, a cada parada, mais passageiros ou tentativas de acesso aos vagões. Nessa situação, vai chegar uma hora em que os passageiros não conseguirão entrar ou o trem começará a ficar mais pesado e lento, podendo até mesmo parar.

Leia também:

Enem 2012: Mais de 2,8 milhões de estudantes já conferiram as notas

Guia explica a nota que você tirou no Enem

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário