one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hoax cita "Convenção Berner e Estatuto de Roma"

Imagem:

Compartilhar:

Boato: hoax da “Convenção Berner e Estatuto de Roma” volta a atacar no Facebook

Criado em 18/12/12 23h41 e atualizado em 28/11/14 18h32
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Hoax cita "Convenção Berner e Estatuto de Roma"
Hoax cita Convenção de Berner e Estatuto de Roma

Atualização: Novo boato sobre roubo de dados circula no facebook

A polêmica causada pela nova política de privacidade da rede social Instagram (que pertence ao Facebook) fez com que um hoax (mensagem falsa compartilhada freneticamente na web) voltasse a se espalhar no Facebook.

Com medo de que o Instagram (e, conseqüentemente o Facebook) utilize imagens dos usuários de forma comercial, usuários estão compartilhando uma declaração na qual dizem não ceder a imagem para ser utilizada na rede social.

Leia também: Facebook faz mudanças para facilitar as configurações de privacidade

O grande problema é que a simples declaração não adianta nada. Com base em leis inexistentes como a “Convenção Berner”, o “Estatuto de Roma” (que existe, mas não contempla ações em redes sociais e a "UCC 1 1-308-308 1-103" (apenas números sem sentido), a mensagem não tem efeito algum sobre as políticas de privacidade do site

Atualização: O hoax sobre os direitos de imagens do usuário também se espalham no Facebook em outras línguas. Nesta quinta-feira (20), por exemplo, encontramos registros de versões do texto em italiano que começa com "In risposta alle nuove linee guida di Facebook dichiaro... " e continua citando o termo "Convenzione Berner". Portanto, não se engane pois o texto não tem valor legal em qualquer idioma. Há também uma comunidade em castelhano (ou espanhol) que brinca com o uso do termo em hoax.

Confira o hoax compartilhado por usuários no Facebook

Um texto parecido foi compartilhado diversas vezes no final do mês de novembro. Maior (e com mais força), o texto compartilhado nas redes sociais é assim:

Aos dezoito dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e doze, encontrando-me no pleno gozo das minhas faculdades mentais, eu, titular desta conta no Facebook, declaro, para quem interessar possa e em especial para a empresa administradora do Facebook, que meus direitos autorais estão ligados a todos os meus dados pessoais, comentários, textos, artigos, ilustrações, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos profissionais, etc (como resultado da Convenção Berner). Para uso comercial dos itens mencionados acima, meu consentimento por escrito será sempre necessário. Pelo presente comunicado, venho notificar o Facebook que fica estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou seu conteúdo. As referidas acções proibidas também se aplicam aos funcionários, estudantes, agentes e/ou membros de qualquer equipe, sob a direção ou controle do Facebook. O conteúdo deste perfil é privado e suas informações confidenciais. A violação da minha privacidade pode ser punida por lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e Estatuto de Roma) e no Brasil pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)".

Fanpage Facebook
Facebook tem nova onda de mensagens falsas

OBS: O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Todos os membros são aconselhados a publicar uma nota como esta; se preferir, você pode copiar e colar esta versão. Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez, você estará tacitamente permitindo o uso de elementos como suas fotos, bem como as informações contidas na sua atualização de status do perfil.

Ameaça à privacidade de imagens causou confusões no Facebook e Instagram nesta terça-feira

O Hoax da “Convenção Berner” está sendo compartilhado nas redes sociais após a divulgação das novas regras nas políticas de privacidade do Instagram. Nesta terça-feira (18), um artigo da lei, que dizia que o Facebook poderia usar comercialmente as imagens dos usuários, causou um grande número de fechamentos de contas no serviço de imagens e protestos na rede social.

No fim da tarde, o Facebook reiterou que não realizará vendas de imagens de usuários e que não prevê utiliza-las de forma comercial. Confira abaixo nota completa da rede social sobre o assunto:

As mudanças nas políticas do Instagram não preveem a venda de fotos. A equipe do Instagram está comprometida em criar a melhor experiência na plataforma e não tem nenhum plano de vender fotos ou imagens. Sobre publicidade, não temos nenhum produto para anunciar agora, mas se houver alguma questão referente a anúncios em um futuro próximo, vamos esclarecer plenamente para os usuários do Instagram. Tudo será feito de acordo com a regulamentação aplicável e os termos do Instagram para continuar assegurando uma boa experiência para o usuário.

Com a declaração oficial do Facebook, é improvável que a rede se arrisque a tentar usar a imagem dos usuários. E, mesmo que uma nova política de privacidade que usasse a fotos comercialmente passasse e valer no Instagram, não seria com uma mensagem falsa que a questão se resolveria. Mensagens como essa só ajudam a aumentar a confusão sobre o assunto na web. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário