one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conferência começa a ser realizada nesta segunda-feira e vai até o dia 14 de dezembro

Imagem:

Compartilhar:

Conferência com representantes de mais de 160 países discute futuro da internet em Dubai

Criado em 03/12/12 18h00 e atualizado em 03/12/12 18h32
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Conferência começa a ser realizada nesta segunda-feira e vai até o dia 14 de dezembro
Conferência começa a ser realizada nesta segunda-feira e vai até o dia 14 de dezembro (WCIT/Divulgação)

Propostas para o futuro do uso da internet começaram a serem discutidas na tarde desta segunda-feira (3) em Dubai (Emirados Árabes). Delegações de mais de 160 países estão presentes na Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12). Paulo Bernardo, ministro das comunicações, está representado o Brasil na reunião que vai até o dia 14 de dezembro.

Do Brasil, também foram credenciados representantes da Anatel, Itamaraty e de empresas privadas que lidam com telecomunicações. Na Conferência, serão discutidos alguns tópicos em relação ao futuro do uso da internet no mundo. De acordo com o site http://wcitleaks.org/, algumas das propostas vindas da Rússia e de estados da liga árabe (entre eles, Bahrein, Arábia Saudita, Egito e Líbia) podem restringir o uso da internet.

Uma das propostas que estão no site pede que países membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT) tenham poder de ter acesso, trocar informações e mesmo retirar conteúdos online. No entanto, a organização do evento afirma, por meio de site oficial, que não haverá ações de controle da internet.

Google criou página de protesto sobre o evento
Google criou página de protesto sobre o evento (Google/Reprodução)

Google protesta contra Conferência

O Google realizou protesto contra a realização de WCIT-12. Na página inicial do buscador, foi colocado um link para que fosse feito um abaixo-assinado contra algumas propostas. Na página há uma crítica em fazer a reunião em portas fechadas e um espaço para usuários apoiarem uma “internet livre e aberta”. Cerca de 1,6 milhão de pessoas já assinaram o documento

Outra crítica por parte da empresa é de que o local não é o certo para decidir o futuro da web e que apenas governos teriam decisão sobre as propostas. “Alguns desses governos tentarão usar uma reunião a portas fechadas em dezembro para regulamentar a Internet”, diz o documento.

Em resposta ao protesto do Google, a organização do WCIT afirmou que a reunião não será realizada em portas fechadas e não vai restringir a web: “Temos que manter a Internet aberta para negócios para sustentar o crescimento na vasta e interdependente economia digital global”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário