Creative Commons completa 10 anos e lança campanha para comemorar data

Leyberson Pedrosa - Portal EBC 05.12.2012 - 16h19 | Atualizado em 05.12.2012 - 17h59

Licenças Creative Commons completam 10 anos no dia 16 de dezembro de 2012.

Todo mundo já deve ter lido a expressão “todos os direitos reservados'. A denominação é utilizada pelo Copyright (C), forma jurídica que reserva os direitos de autores e produtores de conteúdos e proíbe a distribuição sem autorização prévia. Diferente desse modelo,  há 10 anos surgia um conjunto de seis licenças internacionais, Creative Commons (CC),  para flexibilizar o uso de conteúdos por meio de selos especiais. Para comemorar uma década de criação, o projeto lança uma campanha internacional de 10 dias entre 7 e 16 de dezembro.

Nos  CC, os conteúdos podem ser usados por outros grupos, artistas ou qualquer pessoa sem autorização prévia. Contudo, o autor especifica o tipo de condição de uso. A pessoa pode desde reproduzir, remixar, adaptar até criar obras derivadas. O conjunto de licenças foi lançado no dia 16 de dezembro de 2002.

O projeto Creative Commons é desenvolvido por uma equipe de especialistas, investidores e pesquisadores com apoio do Centro de Domínio Público. Segundo informações do próprio site, os CC foram inspiradas, em parte, pela licença GPL da Fundação do Software Livre

Campanha de 10 anos
Entre os dias 7 e 16 de dezembro, o projeto vai divulgar as atividades comemorativas pelo pelo site 10.creativecommons.org. Nas redes sociais, principalmente no twitter,  funcionários e parceiros realizam uma campanha de divulgação com a hashtag #cc10 que serão acompanhadas de histórias curiosas e explicações sobre as licenças.

Além disso, a comunidade vai divulgar, a cada dia, um conteúdo educativo em diferentes formatos para ensinar os usuários a utilizarem as licenças. As comemorações também contam com eventos e festas pelo mundo. O grupo também convida a participação de outros interessados nas ações de mobilização por meio de um blog.

O portal da EBC utiliza a licença Creative Commons na versão 3.0 em seus conteúdos, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.

Saiba mais
As licenças e seus selos

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0