one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Um dos nomes mais aguardados da sexta edição da Campus Party, o americano Nolan Bushnell conta a história do Atari

Imagem:

Compartilhar:

Nolan Bushnell: Fundador da Atari trará centro de desenvolvimento de games para o Brasil

Criado em 30/01/13 20h22 e atualizado em 30/01/13 21h23
Por Nathália Mendes (@nathalia_mendes) Fonte:Portal EBC

Nolan Bushnell, fundador da Atari, na Campus Party 2013
Um dos nomes mais aguardados da sexta edição da Campus Party, o americano Nolan Bushnell conta a história do Atari (Foto: Nathália Mendes/EBC)

Uma das palestras mais aguardadas da Campus Party 2013 trouxe uma notícia que agradou os amantes de games do Brasil: o americano Nolan Bushnell - fundador da Atari e um considerado o pai da indústria de videogames - detalhou o seu mais recente projeto: os Xaporia Studios, uma espécie de faculdade-estúdio de criação de jogos para videogames. Questionado por um dos campuseiros que participaram da palestra, ele confirmou o interesse em instalar duas unidades da faculdade no Brasil, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. O prazo dado pelo próprio Bushnell é que os centros passem a funcionar no país "em um ou dois anos".

Para uma platéia lotada, Bushnell (considerado uma das 50 pessoas que mudaram os Estados Unidos pela revista Newsweek) começou sua fala a partir da trajetória do videogame e confesou sua admiração por Steve Russell, criador, em 1961, do Spacecar!, um dos primeiros videogames lançados no mundo. Depois, contou histórias de um de seus empregados mais famosos,- Steve Jobs, criador da Apple. Ele, aliás, foi o único chefe de Steve Jobs, que deixou a Atari para fundar sua própria companhia: "Ele me ofereceu um terço da companhia por R$ 50 mil dólares. E eu recusei", disse, arrancando risadas. "O segredo do sucesso de Steve Jobs é que, além de ser criativo, ele também era muito esforçado e trabalhador".

Bushnell também aconselhou os campuseiros, dando dicas de como ser bem-sucedido na área de videogames, apontando o entusiamo, a criatividade e otimismo como pré-requisitos fundamentais. Além de exaltar a criatividade ("se quiserem um conselho, não pensem como adultos. Mantenham as mentes de vocês como era quando vocês eram crianças"), Bushnell também pediu para que os jovens fujam dos caminhos mais óbvios: "Todas as minhas idéias mais estranhas foram as que acabaram dando mais certo". " E concluiu: "É bom ser louco. Às vezes funciona".

Esta foi a primeira vez que Nolan Bushnell veio ao Brasil: a curiosidade é que a palestra do fundador da Atari foi sugerida por um ex-campuseiro, que hoje trabalha na empresa que organiza o evento. Na conversa de pouco mais de uma hora, o fundador da Ataria também falou sobre a falência da marcai, vendida para a Warner Communications em 1976 ("a verdade é a Atari está uma bagunça nos últimos anos") e compartilhou sua receita de sucesso para consoles, no que chamou de "tempestade da mudança" (tradução livre): um pouco de software, hardware barato, uma rede robusta e esforço mental. No fim da noite desta quarta, de 21h30 a 22h, ocorre ainda uma noite de autógrafos com o pai da indústria dos videogames.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário