one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palco Galileu traz assuntos relacionados à ciência

Imagem:

Compartilhar:

Palestra na CP 2013 fala sobre os avanços da biologia sintética

Criado em 30/01/13 00h27 e atualizado em 02/01/15 13h06
Por Letícia Ferreira Fonte:Conteúdo colaborativo

Palco Galileu traz assuntos relacionados à ciência
Palco Galileu traz assuntos relacionados à ciência (Paloma Amorim/Campus Party/Divulgação)

Diminuir custos, tornar processos mais rápidos e trazer novos benefícios médicos são alguns dos avanços proporcionados pela biologia sintética. No palco Galileu, a mesa “biologia sintética: Hackeando organismos vivos” apresentou iniciativas de estudo e pesquisa nessa área tecnológica.

Um dos convidados, Mateus Schreiner Garcez Lopes Biólogo, PhD em Biotecnologia e responsável pela área de inovação em biotecnologia da Braskem, sintetizou o que é a biologia sintética: “É basicamente pegar e reprogramar um ser vivo para fazer uma função nova”.

Essas técnicas de reprogramação podem simplificar processos, torná-lo sustentáveis, mais produtivos. “Hoje fazemos etanol, nos poderíamos fazer gasolina, fazer borracha, fazer moléculas geralmente petroquímicas de maneira renovável” comentou o biólogo sobre as possibilidades da biologia sintética.

Na saúde, embriões modificados poderiam acabar com doenças hereditárias, evitar o uso de quimioterapia e reinventar tratamentos para o câncer. Mas a modificação de DNA humano ainda não é aplicada, principalmente em função das discussões éticas desse tipo de tecnologia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário