one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Com antena de TV e mais alguns equipamentos, como modulador e amplificador, Daniel Varga ocupou um canal UHF na TV

Imagem:

Compartilhar:

Contra modelo de concessões, ativista mostra como é fácil criar um canal de TV

Criado em 02/02/13 13h37 e atualizado em 02/02/13 15h01
Por Davi de Castro Fonte:EBC

Antena de TV, Campus party
Com antena de TV e mais alguns equipamentos, como modulador e amplificador, Daniel Varga ocupou um canal UHF na TV

O "ar" pode ser considerado um bem natural voltado para todos. No Brasil, para certas finalidades, como a transmissão de ondas de radiofrequência, o assunto esbarra em uma série de normas e causa polêmica. Neste sábado, uma oficina na Campus Party discutiu o assunto e mostrou a facilidade de se criar, tecnicamente, um canal na TV aberta. 

Legalmente, os cidadãos podem ter amplo acesso como ouvintes ou telespectadores. Para a prática da transmissão das ondas no espaço eletromagnético, no entanto, é necessário uma concessão do Ministério das Comunicações. Contrário a esse modelo, o ativista do Ônibus Hacker Daniel Varga disse que a restrição acontece por interesses políticos e econômicos. "O Estado e os políticos querem controlar o que é transmitido para a população. A concessão da radiodifusão é uma forma de mascarar a censura, uma vez que só as oligarquias ganham autorização", criticou.

Com poucos equipamentos, Daniel ocupou um canal de UHF na TV durante a oficina."Esse tipo de emissora é feita para tevês comunitárias, então elas alcançam um raio muito pequeno, no máximo de 1 km". O ativista contou que as oficinas são uma forma de protesto ao modelo de concessões de radiodifusão no país. "Vamos às comunidades ensinar que é possível produzir seu próprio conteúdo e exibi-lo em seu bairro. Afinal, não existe um canal onde as minorias têm voz", disse.

Hacker Campus party
O hacker Daniel Varga deu oficina sobre como criar um canal de TV e criticou o modelo de concessões da radiodifusão brasileira

Apesar de o espectro eletromagnético ser público, ele não está disponível para todos. O estado brasileiro regula e faz as concessões para a criação de emissoras de tv e rádio. Operar sem possuir a licença é uma prática ilegal. Daniel alerta: "No Brasil isso é crime, apesar de, mundialmente, você poder fazer o que quiser com o ar que respira, com o ar ao seu redor. Aqui as concessões do ar não funcionam assim. Elas são dadas apenas a quem é de interesse".

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário