one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A empreendedora Bel Pesce, que morou três anos e meio no Vale do Silício, conhecido como o coração do desenvolvimento tecnológico mundial, volta ao Brasil para desenvolver um projeto de inovação na área de educação

Imagem:

Compartilhar:

Empreendedora anuncia projeto inovador na área de educação

Criado em 22/02/13 22h30 e atualizado em 23/02/13 09h03
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

A empreendedora Bel Pesce anunciou nesta sexta-feira (22) o lançamento de um produto inovador na área de educação que deve ser apresentado oficilamente no dia 05 de março em São Paulo. Ela apresentou a novidade em primeira mão durante a abertura do "Startup Weekend", evento que reúne em Brasília cerca de 120 empreendedoresque executarão coletivamente projetos de inovação tecnológica em 54 horas, com início na sexta-feira e apresentação dos resultados no domingo.

"Eu quero criar uma escola que ensina coisas que você usa da vida real. Uma escola prática que usa técnicas de inovação para colocar problemas que acontecem em uma empresa e que não aprendemos na escola", disse Bel.

Assista o vídeo em que Isabel Pesce fala sobre o novo projeto

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Sem revelar todos os detalhes da nova empreitada, ela adiantou que ele terá "um forte componente online" e começará com cursos práticos com objetivo de proporcionar conhecimentos para serem aplicados na vida real e ajudar as pessoas a descobrirem sua vocação. "O sonho seria que todo mundo pudesse ter acesso ao material", afirma. Questionada se o projeto se assemelha à iniciativa de Salman Kahn, professor americano de origem indiana que se tornou conhecido  por divulgar seu método de ensino por meio de vídeos online, ela diz que a similaridade está no sentido da acessibilidade, mas  seu projeto não trabalhará com grade curricular  tradicional das escolas. "O componente diferente vai ser muito prático. Não é para substituir as aulas, mas para complementá-las, diz.

A menina do Vale

Com 25 anos Bel Pesce, como é conhecida, voltou a morar no Brasil há uma semana para se dedicar ao empreendimento na área de educação. Aos 18 anos ela ingressou  no Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos Estados Unidos e nos últimos três anos e meio morou no Vale do Silício, considerado o coração do desenvolvimento tecnológico mundial. Em Maio de 2012,  lançou o livro A Menina do Vale que teve mais de 500 mil downloads em menos de um mês. A autora considera que o principal aprendizado que obteve na região é a forma de pensar e fomentar o empreendedorismo. "O brasileiro é muito bom empreendedor em geral, inovador e criativo, mas o método de pensar é muito importante para fomentar o empreendedorismo. Tem muita gente que sai da faculdade com vontade de empreender mas com medo de errar".

Ela destaca que no Vale do Silício há uma cultura de divulgar e comentar experiências de empreendedorismo, tanto as que deram certo, como as que não vingaram. "O erro não é visto como um problema, mas como aprendizado, o que faz com que as pessoas arrisquem mais. Precisamos ouvir histórias reais sobre essas experiências, para que os jovens entendam que o empreendedorismo é uma opção de carreira". Isabel considera que o Brasil precisa diminuir a burocracia para incentivar as startups, empresa de base tecnológica que trabalha com soluções inovadoras que vão de aplicativos de celular a ferramentas de automação.

Startup Weekend

Pela segunda vez em Brasília, o Start Up Weekend é relizado em diferentes cidades do mundo e funciona como um lanoratório para criação de projetos inovadores, reunindo diferentes empreendedores, entre publicitários, designers, empresários e especialistas em tecnologia da informação. Sem uma agenda definida, os grupos se debruçam durante um final de semana inteiro para desenvolver uma idéia e apresentá-la aos demais participantes.

Na noite desta sexta-feira (22), cerca de 120 empreendedores se reuniram no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília e elegeram por meio de votação16 propostas apresentadas pelos participantes que seráo trabalhadas até domingo. Uma delas é do administrador Leandro Freire, um dos vencedores do Startup Weekend do ano passado. Confira em vídeo a idéia apresentada por ele.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário