Doodle do Google faz a representação do sistema solar

Google homenageia astrônomo Nicolau Copérnico

Criado em 19/02/13 08h37 e atualizado em 20/02/13 11h54
Por Portal EBC

Doodle Nicolau Copérnico
Doodle do Google faz a representação do sistema solar (Imagem: Google/Divulgação)

O site de buscas Google homenageia nesta terça-feira (19) uma das figuras mais importantes para o entendimento do sistema solar como ele é hoje: Nicolau Copérnico. Hoje é comemorado o aniversário de 540 anos do seu nascimento. Copérnico foi um matemático e astrônomo que revolucionou a ciência ao propôr um modelo diferenciado sobre o funcionamento do universo: o heliocentrismo.

Se hoje é ensinado nas escolas desde cedo que a Terra e os demais planetas do sistema solar orbitam em torno do Sol, isso é, em parte, graças aos estudos de Nicolau Copérnico. Sua teoria, chamada de heliocentrismo, foi divulgada em 1543 no livro "Da revolução de esferas celestes". A descoberta começaria a derrubar a teoria mais aceita até então, o geocentrismo, que pregava que a Terra estaria no centro do Universo.

Copérnico também foi cônego da Igreja Católica, governador, administrador e médico. Além do heliocentrismo, revelou também os movimentos uniformes dos astros, estimou distâncias e falou dos movimentos da Terra (rotação, translação e inclinação de seu eixo).

Doodle

O doodle é uma forma do Google, através da customização de seu logo e muitas vezes disposição de jogos interativos, celebrar em sua página inicial datas marcantes para a humanidade ou países específicos.

Relembre outras homenagens do buscador:

Google comemora centenário de Mary Leakey

Doodle celebra 112º aniversário do inventor Frank Zamboni

Google homenageia o fim do calendário maia