one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Geeksphone foi lançado com Firefox OS

Imagem:

Compartilhar:

Lançado na Campus Party 2013, Geeksphone promete ser opção de smartphone popular

Criado em 02/02/13 17h53 e atualizado em 02/02/13 21h33
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Geeksphone foi lançado com Firefox OS
Geeksphone foi lançado com Firefox OS

Um dos fatos que mais ganhou destaque na Campus Party 2013 foi o lançamento do primeiro smartphone com o Firefox OS (sistema operacional da Mozilla). Lançado pela Vivo (que também é patrocinadora oficial do evento), o Geeksphone promete ser uma opção de smartphone popular, com o custo mais baixo que de concorrentes que usam Android ou iOS.

De acordo com desenvolvedores, o sistema operacional adotado exige menos recursos do aparelho. Com isso, um telefone mais simples acarretará em um preço mais baixo. “O preço será menor do que de outros smartphones e um pouco mais alto do que os de modelos simples. Isso pode gerar uma democratização no acesso aos celulares”, diz Jaques Chicorel, gerente de inovação da Vivo.

Durante a Campus Party, foram entregues 174 Geeksphones (que quando for lançado comercialmente deve ter outro nome) para serem testados por programadores. “O pessoal que pegou o telefone pode dar sugestões para ajustes futuros no aparelho”, diz Chicorel. O aparelho deve ser comercializado a partir do segundo semestre desse ano. Chicorel também afirma que outras operadoras podem comercializar o aparelho. De acordo com ele, elas “só precisam entrar em acordo com a Mozilla”.

Telefone com software em código aberto tem recursos pagos 

Criado em um sistema operacional com código aberto (que, diferentemente de um software livre, permite apenas modificações, mas não o uso do nome da marca) o Geeksphone já conta com cerca de mil aplicativos como Facebook, Sound Cloud e Twitter. Alguns deles são pagos. “O lucro da loja virtual é dividido em 70% para o desenvolvedor e 30% para quem gere a loja”, diz Chicorel.

Mesmo quem não tem o Geeksphone pode tentar instalar o sistema operacional Firefox OS em alguns aparelhos. De acordo com desenvolvedores da Mozilla, foram feitos testes em modelos da Samsung (como o S1 e S2) e Motorola. No Geeksphone também é possível instalar o sistema operacional Android. Lembrando que é preciso um mínimo de conhecimento em programação para fazer os procedimentos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário