one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


carolna munhóz premio jovem jornalismo

Imagem:

Compartilhar:

"Queremos progredir a literatura", comenta autora que recebeu prêmio Jovem Brasileiro

Criado em 01/02/13 18h50 e atualizado em 02/01/15 13h05
Por Stephanie Marques Edição:-Autora Fonte:Conteúdo Colaborativo*

*conteúdo colaborativo produzido para a oficina de jornalismo público multimídia. Produzido por Stephanie Marques (@PrincesaFada)

Enquanto a Campus Party acontece, muito se pensa sobre a influência das novas tecnologias e da internet para meios mais tradicionais. E uma das coisas que mais se atualizou foi a questão de resenhas literárias feitas por blogs de literatura. Muitas vezes, blogueiros sem preparo acabam fazendo um trabalho tão bom quanto o de jornalistas de grandes mídias. Assim, as editoras e autores estão cada vez mais investindo em parcerias com esses blogs.

Carolina Munhóz, que é autora dos livros A Fada e O Inverno das Fadas e considerada melhor escritora jovem pelo prêmio Jovem Brasileiro em 2011, comenta nessa entrevista justamente essa questão do relacionamento tanto de autor com os blogueiros, quanto o ponto de vista das editoras. Marques também é a assessora de imprensa, especializada em web, do selo Fantasy - Casa da Palavra.

Qual a importância dos blogs de literatura para a divulgação de novos títulos, autores e editoras?
Tanto quanto editora, quanto como autora, a gente consegue enxergar a importância desses blogs, pois é a opinião sincera dos leitores. Antigamente, a gente recebia o feedback de preparadores de texto contratados, que muitas vezes só apontavam os defeitos dos livros para mostrar que estão fazendo um bom trabalho. Já nos blogs, eles tem a liberdade de dizer a opinião sincera, além de poder dar espaço para literaturas que não tem tanta divulgação nos meios convencionais, como a literatura fantástica [O selo Fantasy é especializado em literatura fantástica].
E para um autor iniciante, isso é essencial. Ele não tem a abertura nem com as editoras e nem com a grende mídia. Nos blogs eles pode contar como é o trabalho dele, seu livro e mostrar a sua capacidade. E, quem sabe, uma editora grande veja essa resenha e o contate para refazer o livro.

E quanto ao pensamento recorrente de que quando um blogueiro vai analisar uma obra de editora ou autor parceiro, só elogia o livro e não faz crítica negativa?
Agora trabalhando com editora, a gente vê que não. Metade das resenhas são positivas e metade negativas. Se é um livro que agradou muita gente, ai sim pode-se ter mais resenhas positivas, mas os blogueiros de hoje estão sabendo dividir muito bem isso. Eles sabem colocar os pontos positivos, os negativos e muitas vezes a gente começa até a rever nossa escrita por conta disso. Como autora, ao ver as críticas ao meu primeiro livro, busquei melhorar nos aspectos negativos ao escrever o segundo. E eu vou continuar fazendo isso e sei que outros autores também o fazem.

As parceria com blogs são feitas com respeito. Mesmo nesse ano na Fantasy, nós renovamos parcerias com blogs que haviam dado críticas negativas para nossos livros. O que a editora não faz é divulgar resenha negativa, porque ela já gasta um certo dinheiro para montar um kit e enviar para o parceiro. E ele tem total liberdade para gostar ou não. Outra coisa que as pessoas costumam confundir é quando as parcerias são rompidas. Isso acontece não pela crítica negativa, mas pela atitude do blogueiro, pois muitos, ao não gostar, passam a atacar a editora ou ao autor. E se acontece esse ataque direto, preferimos romper a parceria. Tem que ser uma união saudável.

Quais os maiores erros cometidos pelos blogs de literatura?
Plágio é uma coisa muito chata que acontece. Sempre é necessário colocar a fonte, quando a gente está copiando algo e mesmo em jornalismo a gente copia ás vezes, mas sempre colocando a fonte. Fora que fazer plágio de resenha é uma coisa muito estranha, já que é uma opinião tão pessoal da pessoa que a escreveu. Outra coisa que também usamos para avaliar um blog quando vamos fazer parceria é ver o twitter dele, porque muitas vezes encontramos brigas ou dilemas e ficamos pensando em porque não separar o lado pessoal do blog.Além disso, hoje em dia, existem as listas negras dos autores e das editoras e se alguém tem algum problema com um blogueiro, os outros ficam sabendo e isso só traz coisas ruins para ele. Por isso é bom sempre pensar bem antes de simplesmente xingar outra pessoa ou causar alguma coisa sem motivo.

A internet está sendo uma ferramenta de divulgação melhor dos que as mídias tradiciionais, como o rádio, a televisão e as revistas?
Nem todo mundo está conectado na área de literatura na internet, apesar de todos estarem online. Não é todo mundo que entra, por exemplo, no Skoob [site brasileiro de literatura] para avaliar o livro que leu ou postar uma resenha. Então, a mídia offline ainda é essencial.

Para a literatura fantástica, porém, a mídia online é esencial. Isso porque nosso público é um público jovem, nerd, que está conectado mesmo no skoob, que debate os livros que está lendo e compartilha suas experiências. Então a gente tenta sempre divulgar o máximo possível em blogs, em ter parcerias e ações de marketing online pra sempre crescer porque a literatura fantástica anda de mãos dadas com a internet.

Qual a principal vantagem da relação Blog-Editora-Autora?
A principal vantagem é a comunicação e poder evoluir a literatura. Porque as pessoas falam que os jovans não lêem mas isso é uma mentira. Quando a gente acompanha na internet, vemos que ele termina o livro em um dia e no próximo já está lendo outro. Através, por exemplo, do twitter [site de micro-blogs], a editora consegue acompanhar quem está lendo os livros do selo, ver as opiniões das pessoas sobre os livros, consegue espalhar mais notícias e isso é muito legal. Já para o autor, ele consegue ter uma relação bem mais próxima com a editora, porque antes você publicava seu livro e quase não tinha notícias dele. Já hoje, você consegue ver as resenhas, as entrevistas e você espalha para o mundo sa informação. Então é muito bom ter essa parceria e a internet só está ajudando a evoluir a literatura.

Alguma dica para os blogueiros e escritores?
Para os blogueiros, continuem postando resenhas sinceras, com conteúdo, mostrando tanto a parte positiva quanto a negativa dos livros e não apenas um parágrafo e sinopse, como acontece. Mantenham a melhor relação possível com os autores e editoras, porque todos estamos querendo trabalhar. No Brasil, a gente tem muito blog bacana, todos os autores brasileiros prezam isso e as editoras também. Não é a toa que fazemos parcerias com blogs.Já para os escritores, prezem estes blogs, mandem material para eles. E quando eu digo material, não quero dizer o livro em si, mas manda uma pauta, explica quem você é, dá uma entrevista. Eu sei que ás vezes é difícil poder mandar um exemplar de resenha para todos os blogs, mas também não custa nada você mandar sua informação, assim como não custa nada um blogueiro postar uma informação sem ter recebido algo em troca. Todos estamos querendo progredir a literatura, então não tem que ser só 'se eu receber, falarei sobre isso'. E o legal de ver é que muitos blogs, mesmo os que tem parceiros, ainda assim postam sobre livros que eles compraram porque queriam ou porque o autor é gente boa. Isso é lindo e é o que faz a gente crescer bastante.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário