one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


luiz pena, campus party

Imagem:

Compartilhar:

Redes sociais podem ser ferramentas de auxílio no processo de ensino

Criado em 02/02/13 17h13 e atualizado em 04/03/13 08h10
Por Davi de Castro Fonte:EBC

luiz pena, campus party
Professor Luiz Pena avalia que, se o aluno sempre está na rede social, é preciso utilizá-la para chamar a atenção dele

As redes sociais, como Twitter e Facebook, estão sendo cada vez mais utilizadas por crianças e adolescentes. Uma pesquisa feita pela TIC Kids Online Brasil mostrou que cerca de 70% desse público possuem perfis nas plataformas interativas. Por que, então, não aproveitar esse espaço como um recurso educacional? A questão foi discutida na palestra do professor Luiz Pena que aconteceu neste último dia da Campus Party.

Para Pena, as redes sociais fazem parte do mundo dessa nova geração. Utilizá-las como ferramentas auxiliares no ensino, portanto, podem fazer toda a diferença. "Ao trabalhar com as redes em sala de aula, comecei a perceber uma melhora dos alunos nas disciplinas. É muito mais proveitoso para o estudante e ele fica mais à vontade", afirma.

A criação de grupos de estudo no Facebook é uma das formas pelas quais o professor utiliza a rede. "Lá, eu passo temas para eles pesquisarem e comentarem. Alguns dias depois nós debatemos o trabalho em sala de aula. Os alunos ficam mais interativos, chegam com mais conhecimento e argumentos para a discussão, o que aumenta também sua autoestima", relata.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Apesar de a maioria das crianças e adolescentes terem acesso à internet, a pesquisa da TIC Kids Online aponta que apenas 13% delas usam a web para fazer trabalhos escolares  todos ou quase todos os dias, 49% o fazem uma ou duas vezes por semana, e 38% apenas uma ou duas vezes por mês.

Pena analisa que os jovens ainda utilizam pouco a web para fins educativos. Isso pode ser resultado do incipiente uso das ferramentas na web pelos professores. "Ainda existe uma grande rejeição por parte dos educadores. Isso porque demanda a preparação de conteúdo fora de sala de aula, dá mais trabalho, mas é tudo uma questão de planejamento. Ainda temos muito caminho pela frente, mas vejo um avanço nos últimos três anos", avalia.

Segundo o professor, a insegurança e a falta de conhecimento também podem colaborar com a rejeição das redes sociais em auxílio do ensino. "Faz-se necessário uma capacitação para os profissionais, porque nem todos realmente têm acesso a essas ferramentas. E às vezes os que têm não querem adotá-la porque têm medo, pensam que a tecnologia vai tirar o emprego deles, mas eu vejo o contrário, a tecnologia veio para ajudar", conclui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário