one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo do Uruguai tenta apoio da população para legalizar a maconha

Imagem:

Compartilhar:

Uruguai vai aconselhar comer ou inalar maconha em vez de fumá-la

Criado em 14/02/13 10h24 e atualizado em 14/02/13 11h02
Por EBC

Legalização da maconha
Governo do Uruguai tenta apoio da população para legalizar a maconha (Télam)

Na batalha em prol da legalização da maconha, o governo do Uruguai quer agora lançar uma campanha que vai alertar sobre os riscos do consumo da droga. Um dos detalhes é a advertência de que fumar maconha causa o mesmo mal aos pulmões quanto fumar tabaco. De acordo com o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, o consumo oral ou inalado seria uma alternativa para evitar tais problemas.

“Este é um trabalho que todo o governo deve fazer, dar aos cidadãos a percepção adequada dos riscos que apresenta o uso de determinadas substâncias. Trabalhamos para um uso responsável do álcool, por exemplo, para minimizar os danos que ele causa; e com a maconha será mesma coisa”, disse Calzada, citado pela agência de notícias EFE.

De acordo com o secretário, o Estado “não recomenda que se consumam substâncias que causem danos à saúde, mas informa sobre os métodos menos prejudiciais”, complementou.

Discussão

Desde o ano passado o Uruguai debate o projeto do Executivo para a legalização da Maconha. O país sul-americano quer adotar um modelo em que o o Estado seria o único responsável pela produção e venda. O objetivo maior é acabar com o narcotráfico. Após realizar pesquisas com a poupulação e perceper o nível de rejeição à proposta, o presidente José Mujica pediu uma pausa no trâmite da matéria no Congresso.

A campanha de saúde que será praticada pelo governo é entendida também como forma de convencimento da população e redução da rejeição pública ao projeto.

A autoridade máxima de justiça do país, o presidente da Suprema Corte de Justiça (SCJ), Jorge Ruibal, já tinha manifestado apoio ao plano de Mujica. Para ele, o Estado deveria dar maconha grátis aos viciados e ter como moeda de troca que eles se inscrevam em programas de sáude para serem tratados, e também para que não procurem a droga no mercado negro.

* Com informações da agência de notícias Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário