one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Planeta Terra visto do espaço

Imagem:

Compartilhar:

Cometa PanStarrs pode ser visto a olho nu

Criado em 06/03/13 23h18 e atualizado em 08/04/15 17h20
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Jovem de universidade gaúcha descobre novo satélite
Cometa pode ser visto a olho nu (Foto: Divulgação/Canada France Hawaii Telescope/UFRGS)

Rio de Janeiro – Até o dia 15 de março, o cometa PanStarrs pode ser visto no Brasil a olho nu por volta das 18h, como um ponto brilhante à direita do sol. O corpo celeste foi descoberto em 2011 em Haleakala, no Hawai.

O pesquisador do Observatório Nacional Jorge Carvano explica que a visualização do PanStarrs começou há alguns dias no Rio de Janeiro, mas como ele está muito próximo do horizonte, só é possível vê-lo na hora do pôr do sol. Depois do dia 15, o cometa estará mais baixo e indo para o Norte, portanto pode ficar mais visível na Região Nordeste.

De acordo com Carvano, é a única vez que o PanStarrs vai passar perto da Terra, pois a órbita dele não se fecha como uma elipse. “Geralmente os cometas têm órbitas elípticas, isso quer dizer que eles dão voltas em torno do sol, assim como os planetas. A diferença é que os planetas têm órbitas quase circulares e a dos cometas tendem a ser mais achatadas, mais alongadas. No caso do PanStarrs, a órbita é tão alongada que não é mais uma elipse, ela vira uma hipérbole. Isso quer dizer que ele não vai voltar novamente, ele vai embora, a menos que a órbita dele mude depois. Com a interação com outros planetas, isso pode acontecer”.

O pesquisador diz que os cometas são formações muito antigas do universo e a passagem deles é uma oportunidade para estudar a composição desse material. “Os cometas são objetos que se formaram perto de planetas gigantes, durante a formação desses planetas. Por causa da interação com esses planetas gigantes, eles foram jogados para muito longe e ficaram a distâncias muito grandes do sol. Eles representam material que se formou junto com os planetas e estão preservados pelas grandes distâncias e temperaturas muito baixas nesses bilhões de anos”.

Em novembro, mais um cometa poderá ser visto a olho nu, com expectativa de ter o brilho da lua cheia. De acordo com o pesquisador do Observatório Nacional, o Ison estará mais para o Norte, portanto, será mais difícil de ser visto no Rio. Como a órbita dele também está hiperbólica, será outra oportunidade única.

“É sempre difícil prever esse tipo de coisa com os cometas, mas este é um cometa que nunca passou antes por aqui. Quando um cometa começa a passar muitas vezes perto do sol ele vai perdendo gelo. Como esse nunca passou, então deve ser bastante volátil e ele vai passar muito perto do sol, quer dizer que ele vai se aquecer bastante, pode ser que nem sobreviva. A gente não sabe como vai ser a passagem, mas dá para imaginar que ele vai ser bastante visível”.

O Ison fará sua passagem mais próxima do sol no dia 28 de novembro.

Um cometa é um corpo celeste que tem órbita elíptica em torno do sol, com núcleo composto por gelo, poeira, fragmentos de rocha e gases. Quando se aproxima do sol, o cometa exibe uma atmosfera, chamada de coma e, muitas vezes, uma cauda na direção oposta ao sol, causadas pela radiação solar.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário