one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nave tripulada russa Soyuz TMA-08M decola de base no Cazaquistão no dia 29 de março

Imagem:

Compartilhar:

Nave tripulada russa faz viagem espacial em tempo recorde

Criado em 29/03/13 08h30 e atualizado em 08/04/15 17h10
Por © Agência Lusa

Decolagem da nave russa Soyuz TMA-08M
Nave tripulada russa Soyuz TMA-08M decola de base no Cazaquistão no dia 29 de março (Carla Cioffi/NASA)

Moscou - A nave russa Soyuz-08M, que transportava os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Alexandre Misurkin e o astronauta norte-americano Christopher Cassidy, atracou à Estação Espacial Internacional (EEI) depois de realizar o primeiro voo tripulado "expresso".

Segundo a Agência Espacial da Rússia (Roscosmos), a Soyuz TMA-08M, que decolou às 0h44 horas de Moscou da base Baikonur, é a primeira nave tripulada a chegar à EEI de "forma rápida", que permite reduzir de 48h para 6h a duração do voo.

Antes, este novo "modo expresso" foi utilizado com êxito durante várias missões da nave russa de carga Progress.

"A manobra de atracagem efetuou-se às 06h32, horário de Moscou, em regime automático", detalhou a Roscosmos, acrescentando que a nova tripulação permanecerá em órbita durante 168 dias.

O russo Vinogradov é o cosmonauta mais experiente da tripulação, contando com duas missões espaciais. O astronauta norte-americano Cassidy realizou uma viagem à EEI a bordo de um transportador da NASA, enquanto Misurkin realiza o seu primeiro voo espacial.

Os integrantes da nova tripulação realizarão um programa científico de 42 experiências, descarregarão quatro naves de carga Progresso e o cargueiro europeu ATV-4, e também farão vários passeios espaciais.

Atualmente, a estação orbital é tripulada pelo russo Roman Romanenko, pelo norte-americano Thomas Marshburny e pelo canadense Chris Hadfield.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário