one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


ODR

Imagem:

Compartilhar:

Observatório online facilita pesquisa sobre desenvolvimento regional

Criado em 19/03/13 19h42 e atualizado em 20/03/13 09h56
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

ODR
Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Ministério da Integração Nacional lançou, nesta terça-feira (19), o Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR). A plataforma online (http://odr.integracao.gov.br) disponibiliza indicadores e informações sobre educação, ciência e tecnologia, estrutura produtiva, demografia, infraestrutura, financiamento público e aplicação do Orçamento da União.

A partir dos indicadores, é possível cruzar dados e criar análises regionais e comparadas por qualquer usuário com o auxílio de mapas, gráficos e tabelas.

Segundo o coordenador do ODR, Pedro Cavalcante, o observatório tem aplicativos diferenciados para pesquisadores com pouca ou mais experiência. “Nossa intenção foi tornar o Observatório bastante intuitivo, mas como lidamos com camadas geográficas, com unidades territoriais diferentes, algumas operações são mais complexas”, afirmou.

Confira mais informações na entrevista em vídeo com o coordenador:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Como usar
O acesso aos dados pode se dar de duas maneiras: com ou sem cadastro. Se o usuário fizer cadastro, aumenta o leque de opções de uso das informações. Também é possível apresentar sugestões e críticas.

A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional, ligada ao Ministério de Integração Nacional, é  responsável pela reposição de dados. Para isso, conta com a parceria de mais de vinte órgãos e institutos federais de pesquisa. A base de dados contém atualmente cerca de noventa indicadores com previsão de expansão para duzentos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário