one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ejeção de massa coronal

Imagem:

Compartilhar:

Tempestade solar poderá atingir a Terra nesta segunda, 18

Criado em 18/03/13 13h35 e atualizado em 18/03/13 13h54
Por Redação Fonte:Portal EBC*

Tempestade solar
Ejeção de massa coronal (NASA)

O observatório solar da Agência Espacial Norte-americana (NASA) registrou na última sexta-feira (15) uma erupção do Sol que enviou toneladas de partículas solares em direção à Terra, fenômeno chamado de ejeção de massa coronal. Pela velocidade com que a massa se desloca, os cientistas calculam que ela pode atingir a Terra nesta segunda-feira (18).

Conheça o canal de Tecnologia do Portal EBC

O evento pode causar tempestades geomagnéticas, fenômeno que acontece quando fortes rajadas de vento solar atingem a Terra e as ondas de radiação chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre. Satélites, sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos podem ser afetados.

A NASA informa que, no passado, tempestades parecidas como esta, causadas por massa coronal do Sol, foram normalmente de intensidade leve a média e não chegaram a interromper o funcionamento de sistemas elétricos, telecomunicações nem GPS.  A agência diz, no entanto, que o fenômeno causou aurora (fenômeno óptico) perto dos polos.

com informações da Nasa*

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário