one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A antena de celular em formato de palmeira pode ser uma alternativa ao cumprimento da legislação quando às exigências da manutenção da paisagem urbana.

Imagem:

Compartilhar:

Redes 4G devem começar a operar até o dia 30 de abril

Criado em 04/04/13 10h36 e atualizado em 04/04/13 12h09
Por Thiago Pimenta Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Antena de Celular em formato de Palmeira
A antena de celular em formato de palmeira pode ser uma alternativa ao cumprimento da legislação quando às exigências da manutenção da paisagem urbana. (Robotskirts / Creative Commons)

As empresas licitadas para operar a tecnologia 4G no Brasil terão como prazo máximo o fim de abril para começar a oferecer o serviço nas cidades-sede da Copa das Confederações. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que as redes já estão instaladas, mas que não será exigida das empresas cobertura em todo os territórios das cidades-sede. “Brasília, por exemplo, já tem 70% de cobertura [4G]”, informa.  As empresas devem oferecer uma cobertura inicial que, depois de um prazo a ser estabelecido pelo governo, deve ser ampliada.

Em 2013 sediarão os jogos da Copa das Confederações as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro. Recife e Salvador.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Já para as cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, o prazo máximo para a operação da tecnologia 4G é 31 de dezembro deste ano. Paulo Bernardo citou a cidade de Curitiba, onde já existem planos da tecnologia 4G à venda. Receberão jogos da Copa do Mundo em 2014 Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

As redes instaladas nos estádios devem ser fixas, de pequeno porte, em formato circular ou oval e compartilhadas entre as empresas. Além disso, elas transmitirão sinais de tecnologias 2G, 3G e 4G. “Uma central eletrônica fará a separação de sinais entre as empresas”, informou o ministro das Comunicações.

A instalação de antenas nos municípios também encontra diversos impasses com leis municipais, uma vez que não existe um código único nacional que regulamente a implantação das torres. De acordo com Paulo Bernardo, as leis são muito restritivas ou existe o problema da burocracia que atrasa na entrega de autorizações para a instalação de antenas. Por outro lado, existe também a necessidade de as empresas diminuírem o tamanho das instalações de redes. O ministro destacou alternativas como antenas instaladas em postes, e até mesmo em falsas palmeiras, que na verdade estão equipadas para transmissão de sinais. “Em outros países, isso é muito comum. Em Hong Kong, por exemplo, as antenas não aparecem. Acho que também deve haver um esforço para se melhorar o visual. A população merece isso”, defendeu Paulo Bernardo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário