one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


www2013

Imagem:

Compartilhar:

Aumento do acesso às redes sociais multiplica número de “produtores de notícia”

Criado em 13/05/13 20h11 e atualizado em 13/05/13 20h28
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

www2013
Todo cidadão pode ser um produtor de notícias, e lidar com este cenário em que as notícias vêm de todos os lados é um desafio

Boa parte dos usuários da internet - em especial aqueles que têm perfis em redes sociais como Twitter e Facebook - já receberam alguma notícia por meio destas ferramentas antes mesmo da publicação nos grandes portais, rádio ou televisão. Na maioria das vezes, uma pessoa que presenciou o fato descreve o que aconteceu e o assunto se espalha pela rede. Esta é uma rotina cada vez mais comum à medida que aumenta o acesso à internet e às mídias sociais, além da mudança de perfil dos blogs, que já estão na rede há mais de 10 anos.

A disseminação de informações nas redes sociais foi o principal tema do workshop Social News On the Web, realizado nesta segunda-feira (13/5) durante a conferência www2013, no Rio de Janeiro. Os pesquisadores debateram a relevância dos conteúdos colaborativos nos meios de comunicação, como discernir notícias reais de spam (lixo eletrônico) e como esta forma de publicar notícias pode melhorar os jornais e demais mídias. Todo cidadão pode ser um produtor de notícias, e lidar com este cenário em que as notícias vêm de todos os lados é um desafio.


“Isso é importante porque as pessoas podem participar da criação das notícias. Mas é também um ponto delicado porque você tem que ter cuidado com a qualidade da notícia e não pode acreditar completamente em tudo que as pessoas estão falando”, diz Fabrizio Silvestri, cientista da computação e pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia da Informação da Itália.

Para Silvestri, a forma como tratar essas notícias merece atenção especial tanto de quem está recebendo diretamente as informações - você mesmo, portanto - quanto os editores que podem usá-las em seus jornais. “Muitas delas podem ser apenas um rumores. Há exemplos no Twitter de notícias falsas que se tornam virais, se espalharam e acabaram sendo entendidas como uma notícia real, mas não eram”.

No Portal EBC você também pode produzir conteúdo: internautas podem enviar reportagens, áudios e vídeos para a seção colaborativa do nosso site.

Leia também:

www2013 debate a internet até a próxima sexta-feira

Assista ao vídeo em que Fabrizio Silvestri explica o desafio de filtrar as notícias que chegam pela web (em inglês)
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário