one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lançamento do foguete brasileiro de médio porte VSB-30 V07 da Base de Alcântara

Imagem:

Compartilhar:

Centro de Alcântara lança foguete de treinamento

Criado em 23/05/13 20h46 e atualizado em 23/05/13 21h03
Por Heloisa Cristaldo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Foguete brasileiro
O veículo alcançou 31,8 quilômetros de altitude máxima em apenas 76 segundos de voo. Do local de lançamento até a dispersão no oceano, o FTB percorreu 18,01 quilômetros em linha reta (Divulgação)

Brasília – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou, com sucesso, hoje (23) o Foguete de Treinamento Básico (FTB), dentro das atividades da Operação Falcão I/ 2013. Lançado às 14h29, o foguete seguiu conforme os parâmetros previstos para esse tipo de operação e voou 167,8 segundos até atingir a área de impacto determinada. O veículo alcançou 31,8 quilômetros de altitude máxima em apenas 76 segundos de voo. Do local de lançamento até a dispersão no oceano, o FTB percorreu 18,01 quilômetros em linha reta.

Iniciada na segunda-feira (21), a operação efetuou o lançamento e o rastreio do veículo de treinamento, para fazer o treinamento operacional do Centro de Lançamento e também a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do foguete. Na operação, foram testados pela primeira vez dois novos sistemas, um de controle operacional e disparo e outro de interfonia para contato entre as equipes.

O Foguete de Treinamento Básico faz parte do Projeto Fogtrein, ou Foguete de Treinamento, que tem a missão de proporcionar treinamento operacional e testar a prontidão da infraestrutura dos centros (CLA e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno -CLBI, no Rio Grande do Norte) para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

O próximo lançamento será de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), em junho, durante a Operação Águia I/ 2013.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário