one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Entre os dias 22 e 25 de maio a Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre foi palco do Conexões Globais 2013

Imagem:

Compartilhar:

Conexões Globais 2013: confira um balanços dos debates

Criado em 26/05/13 12h19 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Leandro Melito - Correspondente do Portal EBC

Participantes do Conexões Globais 2013
Entre os dias 22 e 25 de maio a Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre foi palco do Conexões Globais 2013 (Cristiano Sant´Anna/indicefoto)

Porto Alegre - Assim como acontece em uma navegação pelas redes sociais, o Conexões Globais 2013, realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, entre os dias 23 e 25 de maio, formou um mosaico de interação entre ativismo, comunicação, arte, cultura e educação tanto na web quanto fora dela. O evento mostrou a importância da articulação entre o real e o virtual para novos processos organizativos, sejam eles políticos ou culturais.

Política

Como não poderia deixar de ser, a discussão política sobre a legislação que trata da comunicação eletrônica e virtual também permeou os debates na Casa de Cultura Mário Quintana. O ex-ministro das Comunicações, Franklin Martins, afirmou que o marco regulatório da radiodifusão no Brasil precisa de uma liderança do governo federal para ser efetivado. Em relação à internet, ele acredita que não haverá retrocesso em relação à normativa legal, mesmo sem a aprovação do Marco Civil da Internet, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Já o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante do Comitê Gestor da Internet (CGI) considera fundamental a aprovação dessa Lei antes das próximas eleições presidenciais. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Comunicação

O papel da internet no processo de produção e difusão da informação foi outro ponto nevrálgico das discussões na Casa de Cultura Mário Quintana.  Cynara Menezes, repórter da revista Carta Capital e autora do blog Socialista Morena considera que as redes sociais "desencastelaram" o jornalista, colocando o profissional diretamente em contato com a crítica dos leitores. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Ativismo

Com foco nas novas possibilidades de organização política proporcionadas pelas ferramentas de comunicação na internet, o evento contou com a participação de algumas pessoas que estiveram no epicentro deste processo: as manifestações globais que ocorreram a partir de 2011 com a crise na Europa e contaram com mobilizações massivas nas ruas, organizadas com ajuda das redes sociais.

As possibilidades de utilização das redes pelos movimentos sociais no Brasil também foram abordadas, como o caso da Marcha das Vadias em Brasília. "A marcha se apropria da tecnologia como forma de libertação, como forma de estar no mundo, de articulação. É inegável que muito daquilo que a gente constrói passa pelos emails e pelas redes sociais", considera Jul Pagul, ativista da Marcha. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O coletivo Fora do Eixo, também presente nas atividades, se considera como um meio termo desse processo. Nascido como uma rede cultural da cena independente com coletivos espalhados por sete regiões do país, o FDE se vê hoje como um "movimento social das culturas" e busca interagir com diferentes movimentos sociais, como explica Claudia Schulz, da Casa Fora do Eixo Sul. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Cultura

Entre uma discusão e outra, diversos artistas do Rio Grande do Sul e de outras regiões se apresentaram no Conexões Globais e também trouxeram a reflexão sobre a lógica do mercado cultural na era da internet. O cantor e compositor Jorge Mautner, que participa de movimentos culturais e políticos no país desde a década de 50, considera que "o princípio da internet é o amor" e afirma que a lógica da rede tem muito de poesia. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Representando a nova geração e as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias para a produção musical, Carina Levitan realizou uma performance inusitada. Direto de Porto Alegre, ela se apresentou ao vivo com Graham Mackeachan, que estava em Londres. A interação do duo  musical  Lote3 foi possibilitada pelo Skype. Em entrevista ao Portal EBC, Carina fala sobre essa experiência. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Além das possibilidades musicais, a presença das redes no mercado cinematográfico também foi abordada durante o evento. Petra Costa, diretora do filme Elena, que estreou este mês e tem ganhado ampla repercussão por conta do trabalho feito nas redes sociais para a divulgação do filme, fala sobre esse processo. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Educação

Isadora Faber, a estudante de 13 anos que mantém a página Diário de Classe no Facebook, levou ao Conexões Globais o exemplo da transformação realizada por meio do relato cotidiano de algumas deficiências de sua escola. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Arte 

E até o lixo eletrônico pode virar arte. É o que mostra o artista plástico Glauco Paiva, um dos oficineiros do Conexões Globais 2013. Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário