one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tim Berners-Lee, um dos criadores da internet no evento www2013

Imagem:

Compartilhar:

Tim Berners-Lee: “Vamos fazer da internet um lugar livre”

Criado em 16/05/13 19h16 e atualizado em 17/05/13 08h00
Por Ana Elisa Santana - Portal EBC*

Tim Berners-Lee no www2013
Tim Berners-Lee, um dos criadores da internet (Ana Elisa Santana - Portal EBC)

Rio de Janeiro - O Brasil está à frente dos demais países no que diz respeito à regulação da internet, segundo a avaliação de tim Berners-Lee, criador dos protocolos que deram origem ao World Wide Web (www), considerado o “pai da internet”. “O Brasil está partindo na direção certa, porque parte da perspectiva de direitos humanos da questão”, afirma Berners-Lee.

O Projeto de Lei 2126/2011, que cria o Marco Civil da Internet no Brasil, está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados, mas segundo seu relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), enfrenta resistência de alguns grupos, em especial de provedores de internet. A proposta é tida como uma carta de direitos do usuário da web no Brasil, e determina regras gerais para o funcionamento da rede. “Este é apenas o primeiro passo; o Marco é uma lei maior, de onde virão outras sobre áreas específicas, como o comércio eletrônico”, explica Molon.

Assista entrevista em vídeo com o deputado Alessandro Molon sobre o Marco Civil da Internet

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Marco Civil da Internet e a neutralidade da rede foram debatidos na tarde desta quinta (16/5), na conferência www2013, que é realizada deste a última segunda-feira no Rio de Janeiro. Para Tim Berners-Lee, a independência na internet é tão importante quando a independência da imprensa. “Vamos fazer da internet um lugar livre”, afirmou durante o painel.

Segundo Berners-Lee, não há como comparar o avanço dos países a respeito da regulação da internet, porque os sistemas legais de cada um evoluiu de forma distinta. “Não depende só de qual será o marco regulatorio, mas de um entendimento entre os provedores de internet. Há casos em que os próprios provedores declararam juntos que vão trabalhar de forma neutra. Em outros sentiram a necessidade de uma regulação porque um provedor desrespeitou a neutralidade”, argumenta o britânico.

Devido à falta de apoio para a votação do PL 2126, ainda não há previsão para que a matéria vá ao plenário da Câmara. “A esperança é que a pressão social leve o Congresso a fazer essa votação”, afirma o deputado Molon.

*Colaborou Davi de Castro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário