one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O pesquisador Jon Kleinberg investiga o comportamento das pessoas na internet para entender como os conteúdos fazem sucesso

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe o que é um viral da internet?

Criado em 17/05/13 15h42 e atualizado em 17/05/13 16h00
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

O pesquisador Jon Kleinberg
O pesquisador Jon Kleinberg investiga o comportamento das pessoas na internet para entender como os conteúdos fazem sucesso (NIC.br)

Rio de Janeiro - Um dia você acessa a internet e todo mundo está falando uma frase nova. No outro, o clipe de um artista do outro lado do mundo conquista milhares de visualizações na web e, claro, todos os seus amigos estão comentando. Alguns dias depois, uma sequência de fotos é usada para expressar diversos pensamentos e sentimentos que fogem do contexto inicial daquela imagem, mas se encaixam em novas abordagens.

 

Leia também: Internet se tornará cada vez mais colaborativa no futuro, afirma Tim Berners-Lee

Todos estes fenômenos - que você já deve ter presenciado na internet, em especial nas redes sociais - são os 'memes': conteúdos que têm sucesso instantâneo e se espalham rapidamente, provocando o chamado efeito viral. Este fenômeno já é uma rotina na vida dos internautas e demonstra uma forma de comportamento, uma nova cultura. Mas o que define que um conteúdo terá sucesso na web? O pesquisador Jon Kleinberg, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, desenvolve estudos para entender este processo.

A influência ou modificação dos costumes de comunidades não acontece apenas agora, com a  internet. A pesquisa de Kleinberg analisou, além do comportamento de usuários da web durante a campanha para as eleições norte-americanas de 2008, o sucesso que algumas frases de filmes ficaram famosas em detrimento de outras naqueles mesmos filmes. Para o pesquisador, boa parte do sucesso de frases como “I’ll be back” (“eu voltarei”), que o ator Arnold Schwarzenegger disse em O Exterminador do Futuro, se dá por conta da identificação das pessoas.

Além da identificação pessoal, há a influência do meio em que as pessoas estão inseridas. O mesmo acontece na web. Segundo Kleinberg, a probabilidade de aceitação do que está na internet é diretamente relacionada à aderência dos amigos a certo conteúdo. “No Facebook, se um amigo seu gosta (curte) de uma página, a probabilidade de você gostar é 20% maior do que se ele não gostasse”, afirma o norte-americano.

Há também outras características que impulsionam o “efeito viral”: quando publicações têm textos maiores, é menor a possibilidade de que o conteúdo se espalhe. Isso porque, para Jon Kleinberg, a internet é um ecossistema de conteúdo, em que todos estão competindo por atenção. E para ter destaque neste meio é preciso ser ágil e direto. “As atividades da web são impulsionadas por circuitos de feedback (respostas). É preciso pensar na estrutura da internet, mas também no comportamento do usuário para, assim, saber como o comportamento vai influenciar essa estrutura”, diz.

Kleinberg apresentou sua pesquisa em uma palestra na tarde desta sexta (15), na cerimônia de encerramento da conferência www2013, no Rio de Janeiro. Desde a última segunda-feira, mais de 1,2 mil pessoas estão reunidas no evento para debater o a internet.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário