one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


WordPress

Imagem:

Compartilhar:

Wordpress completa dez anos com comemorações de usuários do sistema

Criado em 26/05/13 19h46 e atualizado em 27/05/13 10h23
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

WordPress
WordPress (Divulgação)

Nos início dos anos 2000, a grande febre dos usuários da web era postar relatos pessoais em blogs. Nesse contexto, anterior ao boom das redes sociais,  surgiu em 2003 o WordPress. Nesta segunda-feira (27), o sistema de gerenciamento de conteúdo  (CMS) completa dez anos. E ao contrário dos concorrentes da época (como Blogger e Live Journal), continua mantendo a força.

Ser um software livre e que pode ser modificado por desenvolvedores foi o grande trunfo do WordPress. De uma simples ferramenta para blogueiros que desejavam postar relatos pessoais, o WordPress se tornou uma das melhores alternativas para quem quer criar um site profissional. Isso aconteceu justamente pelo software ter sido aprimorado nos últimos dez anos.

A possibilidade de ser modificado também fez com que uma comunidade online de desenvolvedores e usuários fosse criada em torno do WordPress. E é justamente essa comunidade que está organizando alguns eventos para este dia 27 de maio. Trata-se do WordPress Meetup, que acontece em cerca de 500 cidades.

No Brasil, o principal encontro da comunidade vai acontecer em São Paulo. Uma das organizadoras do evento é Cátia Kitahara, que fundou a comunidade brasileira. Ela diz que o grande número de usuários ajudou a ferramenta a se tornar popular. “O que diferencia é que a comunidade é muito grande e fica muito fácil encontrar suporte”, afirma. De acordo com Cátia, o encontro de São Paulo deve contar com cerca de 70 pessoas.

Mas, para o quê serve o WordPress? 

Há duas possibilidades de utilizar o WordPress. A mais simples delas é usando o serviço de blogs do Wordpress.com. Nesse caso, você precisa ir até a página do serviço, fazer um cadastro e criar uma página que vai ter o domínio “nomedosite.wordpress.com”. A partir disso é possível fazer tarefas simples na página como atualizar as postagens. Esta opção é similar ao Blogger ou mesmo o Tumblr.

A segunda opção de uso do WordPress é em domínios próprios (ex: nomedosite.com.br ou nomedosite.com). Com o WordPress como CMS de um site, a gama de recursos (como layouts para a página e plugins para administrar a página) aumenta. Para usar o software desta forma, você precisa primeiro registrar um domínio e hospedagem de site.

Alguns serviços de hospedagem já contam com a opção do WordPress para ser utilizado. Caso a empresa de hospedagem não ofereça o CMS, você deve fazer o download do programa no site wordpress.org.

Entenda o que é:

CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (tradução para Content Management System). Trata-se da plataforma que utilizamos para administrar uma página na internet. Além do WordPress, são populares o Drupal e o Joomla. O Blogger (do domínio Blogspot) também pode ser usado como CMS.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário