one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Países árabes e sul-americanos podem se integrar na área de propriedade intelectual

Criado em 25/06/13 17h06 e atualizado em 25/06/13 17h20
Por Alana Gandra Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – A vice-diretora do Escritório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Brasil, Beatriz Amorim-Borher, confirmou hoje (25) a possibilidade de integração na área da propriedade intelectual (PI) entre a Liga dos Estados Árabes e as nações que constituem o recém-criado Sistema de Cooperação Regional em Propriedade Industrial da América do Sul (Prosur).

Beatriz participa do 2º Fórum Interregional para Chefes de Escritórios de Propriedade Industrial dos Países Árabes e Sul-Americanos, aberto hoje no Rio, em promoção conjunta da OMPI e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O encontro, que termina quinta-feira (27), reúne representantes de oito dos nove membros do Prosur: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

“A possibilidade [de integração] existe", disse Beatriz à Agência Brasil. Ela explicou que um dos temas da pauta de discussões do evento é justamente a melhoria da qualidade de exame de patentes e marcas, além da questão da infraestrutura e colaboração em exame. "Tudo isso vai ser posto aqui para os países árabes na experiência do Prosur”, destacou Beatriz. Para ela, a inclusão dos países árabes ainda demorará algum tempo, mas a experiência do Prosur servirá como inspiração para um reforço da cooperação interregional na questão de exames de patentes e de marcas.

Segundo a assessoria de imprensa do Inpi, o objetivo do fórum é fortalecer a cooperação técnica e a integração das bases de dados entre os países integrantes do sistema. A previsão é que, ainda neste ano, deve ser lançado um projeto piloto para colaboração bilateral nos exames de patentes.

Beatriz lembrou que existe um acordo de cooperação entre a OMPI, o Inpi e o governo brasileiro para promover a cooperação sul-sul do Brasil com os países em desenvolvimento. Pelo acordo, o Brasil oferece desenvolvimento em competências em algumas áreas dentro da propriedade intelectual, além de competências em exame de marcas e patentes. Ao final do encontro, os países árabes firmarão um documento no qual o Brasil listará uma série de áreas de oferta para cooperação em propriedade intelectual, informou Beatriz.

O Brasil é o país que tem o maior escritório de propriedade industrial dentre os participantes do simpósio, ressaltou a vice-diretora da OMPI. Ela destacou a larga experiência do Inpi na área e a grande na cooperação do instituto com outros países. Isso ocorre não só na parte mais típica do Inpi, que é a área de exames, mas também em outros campos, especialmente nos de treinamento em tecnologia da informação, educação e desenvolvimento de competências.

“Muitos países têm interesse em saber como o Inpi busca inserir a propriedade intelectual no contexto de políticas de inovação, o que tem sido feito no Brasil com sucesso em muitos casos, tanto no âmbito do governo quanto da indústria. Este é um tema importante para os países árabes e sul-americanos”, disse Beatriz.

Para ela, o Brasil pode contribuir no processo de integração em duas frentes: a primeira, mais tradiconal, baseada na experiência do Inpi no exame de patentes e marcas e outros registros, e a segunda com a inserção da propriedade intelectual em políticas públicas de inovação e desenvolvimento econômico. 

Segundo o Inpi, o fórum é um desdobramento do primeiro encontro entre escritórios de propriedade intelectual dos países da América do Sul e da Liga dos Estados Árabes, realizado em outubro de 2009 no Líbano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário