one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reconstrução da face de um hominídeo - com blender

Imagem:

Compartilhar:

Blender 3D: artista reconstrói faces em três dimensões com softwares livres

Criado em 05/07/13 15h50 e atualizado em 05/07/13 16h43
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

A história pode ser resgatada pelo sotware livre (SL). Essa é a defesa do artista e animador digital Cícero Moraes. Para o palestrante do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), existem softwares livres de qualidade disponíveis para tratamento de imagens e animação 3D. Em seu trabalho, Moraes já reconstruiu rostos de crânios de prisioneiros, hominídeos e até de múmias utilizando programas livres como o Blender 3D.

O Blender é um aplicativo de modelagem e animação em três dimensões. Começou como um aplicativo proprietário, mas o seu código fonte licenciado como software livre e pode ser baixado gratuitamente para Windows, Linux e MAC no site da Fundação Blender.

Leia também:

Pesquisadores indicam softwares para proteger a privacidade dos dados

O artista defende o uso desse aplicativo no trabalho da arqueologia forense, área responsável por empregar métodos de arqueologia para ajudar a polícia a descobrir crimes. “Nós estamos provando que é possível até estipular a idade de um crânio por essas ferramentas”, conta.

Casos de reconstrução

rosto do frânces reconstituído
Rosto final após reconstituição de condenado frânces (Leyberson Pedrosa / EBC)

Em parceria com o Museu de Medicina de Porto Alegre, Moraes recebeu o esqueleto de um prisioneiro frânces para analisar. Mesmo o crânio não tendo amandíbula, ele conseguiu refazer os músculos principais da face ao usar técnicas de arqueologia e os recursos do Blender. Sobre a precisão do material, Moraes afirma que com o Blender é possível até mesmo brincar de cabeleireiro e “colocar cabelo, definir as formas, pentear...tudo de forma interativa”. Além disso, a técnica permite reconstruir rostos com mais de 90% de precisão utilizando apenas fotografias do crânio. 

Reconstrução da face de um hominídeo - com blender
Reconstrução da face de um hominídeo com Blender (Leyberson Pedrosa / EBC)

O "cientista digital" chegou a criar uma exposição com a reconstituição da face de 13 hominídeos (ou seja, o homem e seus ancestrais). O trabalho será exposto na Itália e, provavelmente, no Peru. Na tentativa de compartilhar o resultado, Moraes também disponibilizou todas as imagens com licença aberta no Wikimedia Commons e publicou o passo-a-passo da reconstrução do crânios na web.

"Outras pessoas estão usando esse software e dizem que é muito bom. Inclusive, ficam impressionados quando descobrem que não precisa de licença pra instalá-lo", enfatiza Moraes.

 


Fonte: Arqueologia Digital

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - FISL

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário