one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Andre Demarco homem banda

Imagem:

Compartilhar:

Fisl 14: "Homem Banda" grava disco completo com software livre

Criado em 06/07/13 16h59 e atualizado em 06/07/13 19h04
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Andre Demarco homem banda
No último dia do Fisl, um biólogo chamou a atenção de desenvolvedores e editores multimídia. André Demarco, conhecido na web como Homem Banda por tocar vários instrumentos ao mesmo tempo, apresentou sua experiência de gravar o primeiro CD utilizando o Ardour, um aplicativo em software livre (Portal EBC)

No último dia do Fórum Internacional de Sofware Livre (Fisl), um biólogo chamou a atenção de desenvolvedores e editores multimídia. André Demarco, conhecido na web como Homem Banda por tocar vários instrumentos ao mesmo tempo, apresentou sua experiência ao gravar o primeiro CD utilizando o Ardour, um aplicativo em software livre. “Quando eu falo que gravei o cd em casa e com software livre a expectativa das pessoas diminui. Mas se surpreendem quando veem o resultado”.

André é formado em Biologia pela Universidade de Campinas (SP) e músico audidata. Com a ajuda do irmão, que é cientista de Computação, ele desvendou os recursos do Ardour, um software livre completo para produção musical;. “Até fazer meu disco, eu não tinha conhecido alguém que chegou a mixar um trabalho totalmente em software livre”, revela. Contudo, o músico cita o exemplo de Gilberto Gil que, quando ministro, chegou a gravar uma música no programa.

Para comprovar a qualidade técnica, Demarco trouxe o depoimento de um masterizador que o ajudou na finalização do seu CD Terra à Vista. O produtor musical Will Geraldo relata que o Ardour é um software livre desenvolvido incialmente em Londres e que serviu de base para a criação de um aplicativo proprietário utilizado em gravações famosas como da música Thriller, de Michael Jackson, e na trilha sonora dos filmes de George Lucas, diretor da série Star Wars.

Acesse também:

Empreendedorismo: conheça uma impressora em 3D que usa software e hardware livres

Demarco explica que o software é tanto completo quanto complexo. “Mas a interface gráfica ajuda a entender os comandos. Antes de qualquer coisa, o mais importante é você entender o software escohido” Além de gravar em casa, ele conta que não precisou comprar equipamentos caros de última linha. “Já a gravação durou 4 anos, mas foi porque eu não tinha nenhum prazo. Queria apenas tirar um som do jeito que queria”, lembra.

Como dica principal para músicos iniciantes, o Homem Banda destaca a captação do sinal do áudio. “Você precisa captar o maximo de sinal do seu ambiente externo. Uma forma disso, é aumentar o ganho da mesa de som, mas sem deixar o som clipar (acender a luz vermelha)". Para tirar as conclusões sobre o trabalho artístico e técnico do produto, André liberou o CD para download pela internet aqui.

O software Ardour funciona tanto para Linux quanto para sistema MAC OS. Mas somente o código fonte é gratuito para baixar e instalar no site oficial do projeto. Outros usuários que não sabem como baixar e compilar o arquivo (termo usado para instalação a partir do código fonte) precisam buscar fontes alternativas de repositórios ou pagar uma taxa ao projeto.

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - FISL

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário