one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


mapa do mundo virtual guerra mundo digital batalha war

Imagem:

Compartilhar:

Fisl 14: palestrante indica softwares para proteger a privacidade dos dados

Criado em 05/07/13 11h56 e atualizado em 05/07/13 19h20
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

mapa do mundo virtual
As recentes divulgações de vigilância eletrônica na web por parte dos EUA reacendeu os debates sobre a liberdade na internet e fora dela (Leyberson Pedrosa / EBC)

As recentes divulgações de vigilância eletrônica na web por parte dos Estados Unidos reacendeu os debates sobre a liberdade na internet e fora dela. No Fórum Internacional de Sofware Livre (Fisl), debates e oficinas não deixam de abordar o mesmo tema.

É o caso do palestrante Luis Fernando Soeiro que, no debate “Além das nuvens: manual de sobrevivência para tempestades tecnológica e sociais”, alertou para um "temporal" que se aproxima frente à liberdade de intercâmbio nas artes, ciências e política permitido pela internet. Soeiro se refere aos possíveis controles da rede por grandes coorporações, além da própria invasão de privacidade dos internautas. “A solução que temos é exigir respeito na rede”, destacou.

Leia também:

Maddog diz que o futuro da tecnologia está nas mãos dos “geeks”
Tecnologias recebem cada vez mais mulheres, afirmam estudantes
Entenda o que é software livre

Como alternativa, Soeiro sugeriu algumas ferramentas baseadas em compartilhamento e criptografia para o intercâmbio na web ou para casos de calamidades naturais onde não haja rede alguma.  Destacamos duas delas:

Retroshare (para pcs) – é uma plataforma privada e segura para compartilhar arquivos entre amigos. Também permite o envio de mensagens, chats, criação de fóruns etc. A partir de autentição utilizando o aplicativo OpenSLL, a ferramenta criptografa toda a comunição. Tem diferentes versões tanto para Linux quanto para Windows. Acesse o site do projeto (em inglês).

Projeto Serval (para celulares com Android)Já imaginou o seu celular se comunicando com outro sem depender da infraestrutura da sua operadora? Essa é a proposta deste software, desenvolvida a princípio para celulares com sistema Android,  e que pode contribuir em áreas que passaram por calamidades sociais. A ideia é criar uma rede móvel temporária utilizando o próprio Wi-fi do aparelho. Saiba mais (também em inglês)

Saiba mais:

"O Facebook supera a rede de vigilância dos EUA", alerta ciberativista

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - FISL

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário