Digite sua busca e aperte enter


Google faz homenagem a Rosalind Franklin

Imagem:

Compartilhar:

Google faz homenagem a Rosalind Franklin

Criado em 25/07/13 07h32 e atualizado em 25/07/13 09h42
Por Portal EBC

Google faz homenagem a Rosalind Franklin
Google faz homenagem a Rosalind Franklin (Reprodução da internet)

O doodle desta quinta-feira (25) faz tributo a Rosalind Franklin, uma biofísica londrina. Considerada a “mãe do DNA”, ela foi pioneira na biologia molecular. Nascida em 1920, em 1949 se destacou em seus trabalhados por empregar a técnica da difração dos raios-X e concluir que o DNA tinha um formato parecido com uma hélice.

Em 1941, Franklin já estava graduada em físico-química, mas foi no ano seguinte que ela começou a se destacar como pesquisadora, analisando a estrutura física de materiais carbonizados. Suas observações eram feitas com uso de raios-X.

Confira outras homenagens do Google

Dez anos depois (1951), Rosalind já estava aplicando seus estudos com raio-X para determinar a estrutura da molécula do DNA. No entanto, os méritos da descoberta foram creditados ao bioquímico norte-americano James Dewey Watson e aos britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick, que confirmaram a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA. Eles ganharam o Nobel de Fisiologia/Medicina, em 1962. Franklin não pôde receber o prêmio por conta de sua morte prematura aos 37 anos (1957), quando descobriu que estava com câncer no ovário. O Nobel não pode ser entregue postumamente.

Leia também no Portal EBC:

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

Confira aplicativo com banco de questões do Enem

Campanha por prisão de nazistas é lançada na Alemanha

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário