one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Inclusão das mulheres na tecnologia é uma das pautas do 14º Fisl

Imagem:

Compartilhar:

Participantes do Fisl questionam o machismo na tecnologia

Criado em 04/07/13 14h01 e atualizado em 04/07/13 19h14
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC*

A participação das mulheres na área de tecnologia passou a ganhar mais atenção do Fórum Internacional de Software Livre, realizado este ano em Porto Alegre, RS. Somente no primeiro dia do evento (03), aconteceram duas atividades específicas sobre a temática. Entre elas, a oficina "Linux para gurias" voltada para garotas que davam seus primeiros passos na área de tecnologia. Segundo os participantes da oficina, atividades quase exclusivas para mulheres no evento pode tornar a participação delas mais ativa no mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador do evento, Ricardo Fritsch, o assunto tornou-se uma das pautas prioritárias do evento. Outra questão que incomoda é o machismo no ambiente de trabalho. Segundo pesquisa em redes sociais apresentada por Danielle Gomes, ativista do grupo Mulheres na Tecnologia, elas "acabam se submetendo a ambientes de trabalho machistas, elogios impróprios e constrangedores, salários inferiores e outros problemas".

Leia também:

Software livre pode impulsionar educação, diz professora

C
omunicação pública precisa ser inovadora, defendem desenvolvedores

Apesar disso, Marília Rosa, Eduarda Conter e Maria Clara mostram que os desafios estão, aos poucos, sendo superados. Em comum, elas têm o interesse em programação para dispositivos móveis. Participantes pela primeira vez do Fisl, elas são estudantes em técnica de informática pelo Instituto Federal do Sul (IFSUL), em Charqueadas (RS). Em um rápido bate-papo, as jovens explicam porque buscaram a área e dão dicas de setores em que é necessário mais participação feminina. Confira:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Com informações do Fisl.

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - Fisl

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário