one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


monitoramento na web - web vigiada

Imagem:

Compartilhar:

Vivemos em uma ciberguerra? Confira opiniões de especialistas

Criado em 23/08/13 16h54 e atualizado em 30/08/13 10h31
Por Leyberson Pedrosa Edição:Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

O monitoramento eletrônico realizado pelos Estados Unidos (EUA) retomou a preocupação de uma nova guerra no mundo. Mas, em vez de ações militares entre territórios, a internet seria o principal espaço estratégico. Membros do exército, ativistas e especialistas pelo mundo passaram a chamá-la de guerra cibernética.

No mundo virtual, essa guerra pode acontecer por meio da disseminação de vírus que roubam dados estratégicos de grupos, governos e empresas e  que podem causar rombos econômicos. Já no mundo real, especialistas de segurança cibernética alertam que uma modalidade específica de guerra cibernética já acontece e causa mortes em países como o Paquistão.

Em palestra sobre o tema no Congresso Internacional de Softwre Livre (Consegi), o coronel Luis Gonçalves, sub-chefe do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), afirmou que drones – aeronaves não tripuladas “matam cirurgicamente a partir do cruzamento de dados”.

Segundo Gonçalves, um drone possui perfis de comportamento e seleciona os alvos por padrão de comportamento. Pedro Rezende também compactua com o mesmo entendimento do militar: “o drone identifica entes com determinado traços de comportamento e solta a bomba em cima sem saber nome, estado civil apenas a partir de perfis de comportamento”, completa.

Como curiosidade do nível de especificadade desse tipo de ciberguerra, o coronel citou a possibilidade dos programas de vigilância identificarem padrões de sotaque em leitura de e-mails na busca por possíveis grupos terroristas.

O professor e pesquisador em Segurança da Computação na Universidade de Brasília (UnB), Pedro Rezende, entende a guerra cibernética como uma contrarevolução digital. O  acadêmico explica que a internet permitiu que todos pudessem ser “um editor e distribuidor de seus próprios conteúdos”.

Contudo, destaca que as potências econômicas como países e até mesmo empresas privadas agem nessa “contrarevolução” ao criarem mecanismos de controle da rede, a exemplo do governo norte-americano, caso que foi denunciado pelo ex-consultor técnico da CIA, Edward Snowden.

Leia também: União Internacional das Telecomunicações alerta sobre a necessidade de a comunidade reagir à guerra cibernética


Segurança cibernética brasileira

Espionagem global
O monitoramento eletrônico realizado pelos Estados Unidos retomou a preocupação de uma nova guerra no mundo. Mas, em vez de ações militares entre territórios, a internet seria o principal espaço estratégico. Membros do exército, ativistas e especialistas pelo mundo passaram a chamá-la de guerra cibernética (Pixabay)

Quando perguntado se o Brasil deve se preocupar com a ciberguerra, o professor de Computação da UnB, Pedro Rezende, cita a mobilização da sociedade nos recentes protestos pelo país. “Sem a internet, os protestos não teriam alcançado a dimensão que alcançou. E o Estado tem interesse em pegar carona no vigilantismo para cumprir o seu papel de identificar líderes de movimentos”, alerta.

Ele destaca ainda que, apesar de os dados circularem por diferentes redes no mundo, é necessário pensar estrategicamente a partir de fronteiras. “Os dados têm que chegar a uma estação de recepção de sinal, roteador e passar por cabos. Assim, as partes fícias obedecem fronteiras. A internet não existem somente na cabeça das pessoas”, aponta.

O órgão responsável pela segurança cibernética brasileira é o Núcleo do Centro de Defesa Cibernética, mais conhecido como CDCiber. O setor coordena as atividades do setor cibernético no exército e das redes no país. “O Brasil usa 16 cabos submarinos para se comunicador com o mundo, pelo menos 35 satélites estrangeiros e nove nacionais”, aponta Gonçalvez.

Segundo o coronel, 25% do tráfego de dados brasileiros pasas pelo Estados Unidos. O CDCiber foi implementado em 2010 e está implementando um projeto de ação terrestre.

Além do Exército, o Brasil conta com um sistema de inteligência que auxilia o país em questões estratégicas para a soberania nacional.

As atividades envolvem órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal.

Saiba mais:

Abin monitora dados de redes sociais

Entenda o caso Edward Snowden

Abin admite monitorar dados de redes sociais para investigações

Edição: Edgard Matsuki

Confira o Especial completo:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário