one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Gato de Schrödinger é uma das mais importantes contribuições do cientista para a física quântica.

Imagem:

Compartilhar:

Google comemora o 126º aniversário de Erwin Schrödinger

Criado em 12/08/13 07h56 e atualizado em 12/08/13 08h09
Por Portal EBC

Google comemora o 126º aniversário de Erwin Schrödinger
O Gato de Schrödinger é uma das mais importantes contribuições do cientista para a física quântica. (Reprodução da internet)

O doodle desta segunda-feira comemora o 126º aniversário de Erwin Schrödinger. Ele foi um importante físico austríaco, nascido em 12 de agosto de 1887, com contribuições notáveis para a mecânica quântica. A equação de Schrödinger rendeu ao cientista o Prêmio Nobel de Física em 1933. Além disso, o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger participou de diversas edições da Conferência de Solvay, encontro de cientistas celebrado desde 1911.

O Gato de Schrödinger, frequentemente descrito como um paradoxo, é uma aplicação da física quântica a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato, que para estar vivo ou morto, depende de um evento anterior aleatório. Erwin criou a ideia de entrelaçamento, um fenômeno da mecânica quântica que permite que dois ou mais objetos estejam de alguma forma tão ligados que só podem ser descritos com menções à sua contra-parte.

Confira outras homenagens do Google

A experiência mental com o gato consiste em deixar o animal junto com um frasco de veneno lacrado, em uma caixa protegida contra as induções do ambiente. Se uma radiação for detectada, então o frasco é quebrado, liberando o veneno que mata o gato. A física quântica sugere que depois de um tempo o gato está simultaneamente vivo e morto. Mas, ao olhar para dentro da caixa, apenas se vê se o gato está vivo ou morto, e não uma mistura de vivo e morto.

Erwin Schrödinger morreu aos 73 anos em 4 de janeiro de 1961.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário