one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Balbinot 1

Imagem:

Compartilhar:

Astrônomos pedem adesão oficial do Brasil a observatório

Criado em 08/11/13 18h37 e atualizado em 08/11/13 18h42
Por Júlio Bernardes Fonte:Agência USP

Um grupo de jovens cientistas brasileiros, pós-graduandos e pós-doutores, divulgaram um manifesto em que pedem ao Congresso Nacional que aprove a adesão oficial do Brasil ao Observatório Europeu do Sul (ESO), centro de pesquisas sediado no Chile. A formalização da adesão permitirá que os brasileiros ampliem suas atividades de observação do ESO e participem da construção do Extremely Large Telescope (ELT), telescópio óptico com espelho de 39,2 metros de diâmetro. O projeto ainda se encontra nas comissões do Congresso, sem prazo para ser votado no plenário. A Carta dos Jovens Astrônomos, divulgada em setembro, conta com as assinaturas de pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

“Os cientistas brasileiros têm submetido propostas de observação no ESO, mas as empresas nacionais não podem participar de editais e só poderão fazê-lo após a ratificação da adesão pelo Congresso”, diz a professora Beatriz Barbuy, do IAG, que realiza pesquisas relacionadas com o ELT. “Os pesquisadores têm submetido propostas de tempo e têm obtido uma fração de 34%. Ainda falta aumentar o numero de pedidos de tempo, o que deve acontecer à medida em que se vai conhecendo como funcionam os instrumentos”.

A adesão oficial do Brasil ao ESO, objeto do Projeto de Decreto Legislativo de Acordos, tratados ou atos internacionais (PDC) 1287/2013, já foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e atualmente esta em analise nas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), Finanças e Tributação (CFT), e Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado, irá a votação no plenário do Congresso.

“O manifesto dos pós-graduandos e pós-doutores enfatiza seu apoio à adesão do Brasil ao ESO e demonstra a preocupação em ter acesso a todos os observatórios, vários telescópios e instrumentos daquele Observatório, que é o mais completo do planeta”, enfatiza a professora.

Observações

No IAG, as principais pesquisas feitas por meio do ESO são desenvolvidas com a coordenação do professor Jorge Melendez e envolvem estrelas gêmeas solares e busca de planetas nessas estrelas. “O professor conseguiu 88 noites de observação no telescópio de 3,6 metros, com o instrumento HARPS, considerado o melhor instrumento do mundo para detecção de planetas. Conseguiu também noites no Very Large Telescope (VLT), de 8 metros”, conta Beatriz. “Outros projetos tratam de abundâncias químicas em aglomerados globulares e estrelas de diferentes populações estelares na nossa galáxia, a Via Láctea”.

O ELT será o maior telescópio óptico jamais construído, com espelho de 39,2 metros de diâmetro. “Em telescópios, a área de espelho que colhe a luz vinda dos objetos, é um fator crucial na sua capacidade de observação”, explica a professora do IAG. “Com essa área coletora e toda a sofisticada óptica associada a ela, será possível observar objetos no universo distante, com qualidade de imagem superior a de qualquer instrumento da atualidade”.

No projeto do ELT, o grupo da professora Beatriz participa do desenvolvimento do instrumento MOSAIC, um espectrógrafo multi-objeto, que observara no óptico e no infravermelho. “É um instrumento extremamente sofisticado. Em 2014, a nova versão do instrumento será submetida ao ESO, e tem grandes chances de ser selecionado”, aponta. “Do ponto de vista da indústria, é discutida com engenheiros de automação a construção dos 3.000 atuadores que serão aplicados aos 800 espelhos do ELT e estudada a colaboração em óptica adaptativa”.

O ELT atualmente espera a ratificação da entrada do Brasil no ESO para começar a ser construído. “Os planos de construção já estão prontos e aprovados pelos comitês de estudo. A previsão é que o equipamento ficará pronto em 2024”, afirma Beatriz.  “A operação ocorrerá a partir das instalações do Very Large Telescope (VLT), no deserto do Atacama (Chile), e que se encontra a 20 quilômetros do local do ELT”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário