one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Logotipo da Wikipedia, encicloplédia livre

Imagem:

Compartilhar:

Wikipedia tenta frear edição de verbetes por autores pagos

Criado em 20/11/13 12h01 e atualizado em 20/11/13 12h12
Por Portal EBC

Logotipo da Wikipedia, encicloplédia livre
Logotipo da Wikipedia, encicloplédia livre (Reprodução)

Brasília – A Fundação Wikimedia, que mantém a Wikipedia, tenta frear a ação de empresas relações públicas especializadas em editar e influenciar o conteúdo de verbetes da enciclopédia. A organização enviou uma notificação extrajudicial de três páginas para uma companhia presente em diferentes países.

Segundo o site Ars Technica, a medida envolve uma preocupação da Fundação, que considera que a contratação de autores pagos pode prejudicar ou ameaçar o caráter livre e colaborativo da enciclopédia.

A empresa, chamada "Wiki-PR", afirma manter 12 mil contratos com essa finalidade. A companhia alega seguir as regras e pré-requisitos da Wikipédia, respeitando a comunidade que mantém o serviço.

Segundo a nota assinada por Matthew Roth, porta-voz da Fundação Wikimedia, a carta aos diretores da empresa pede que ela "cesse e desista de novas edições no site da Wikipedia, a menos e até que ela atenda completamente os termos e condições desenhadas pela comunidade Wikimedia".

A instituição pretende, ainda segundo o texto, monitorar a situação continuamente nas próximas semanas.

Em outubro, a fundação havia manifestado publicamente preocupação com a empresa. A prática foi qualificada, à ocasião, como "truque sujo". As contas de 45 integrantes da organização – que trabalham em uma dinâmica de afiliação e recebem por produtividade – foram bloqueadas na ocasião.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário