one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Número de acessos por banda larga cresceu 73% em um ano

Imagem:

Compartilhar:

Tecnologia não basta para transformar sociedade, defende webativista

Criado em 29/01/14 20h25 e atualizado em 29/01/14 21h22
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

As conversas descompromissadas pelas redes sociais estão longe de ser a única maneira da tecnologia unir pessoas. As inovações nesse campo também podem provocar mudanças concretas na sociedade, quando alguém dedica parte do seu tempo em prol de uma causa. Isso acontece por meio do empreendedorismo social, que mistura voluntariado e tecnologia, como explica o pesquisador e webativista Gil Giardelli. Após falar sobre o tema na Campus Party 2014, Giardelli conversou com o Portal EBC.

Confira a cobertura da Campus Party 2014 pela EBC

Uma das maneiras de gerar encontros e mudanças sociais são as mobilizações urbanas. "No início, você vai ter poucas pessoas ajudando, mas se o projeto for feito com o coração e for um agente transformador, as pessoas vão começar a aparecer", diz o pesquisador. Confira no vídeo as dicas de Gil Giardelli para promover esse tipo de encontro.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Giardelli falou também sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula. Segundo ele, a simples presença de dispositivos inovadores nas escolas não basta. “A tecnologia pela tecnologia não faz agentes transformadores”. Nesse novo cenário, “o professor se torna o grande maestro e sai do papel de dar conteúdo para o de ser curador de conteúdo”, afirma.

A aproximação entre o governo e os cidadãos por meio do e-gov (ou governo eletrônico) foi levantada pelo pesquisador como um campo a ser mais explorado pelo brasileiro. “Quando se abrem os dados para as pessoas, começa-se a olhar para os números e perceber que podemos criar uma grande transparência radical”.

Giardelli criticou a falta de aprofundamento dada por muitos internautas aos conteúdos disponíveis na web, o que estaria minando novas possibilidades de conhecimento. “A gente está vivendo uma grande infância digital no mundo inteiro". A perspectiva para ele, no entanto, é positiva. "Daqui a pouco, vamos perceber que é possível fazer coisas diferentes e mudar a pergunta, de ‘o que a tecnologia mudou em nossas vidas?' para ‘quando dominamos a tecnologia, como mudamos tudo em volta?'”.

Assista ao papo com Gil Giardelli

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário