one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tela de celular com aplicativos

Imagem:

Compartilhar:

Aplicativo japonês para ‘smartphones’ localiza 'saídas' em caso de desastre

Criado em 04/01/14 14h01 e atualizado em 04/01/14 14h07
Por ©Agência Lusa

A cidade japonesa de Chiba, a leste de Tóquio, apresentou um serviço para localizar, através de um ‘smartphone', as zonas de evacuação mais próximas em caso de terremoto, tsunami ou de outros desastres, segundo informou hoje a rede NHK.

Uma vez ativa, basta voltar a câmara para uma direção para que surjam na tela do aparelho, sobrepostos à imagem que o ‘smartphone' está a captar, os pontos de saída de emergência mais próximos e a distância a percorrer para os alcançar.

Leia mais:

Degelo na Antártica aumentará o efeito estufa, dizem pesquisadores

Estação Comandante Ferraz será inaugurada em 2016

Aplicativo ajuda a calcular juros pagos em contas e operações financeiras



O sistema, desenvolvido pela empresa de conteúdos para celulares Kazasu, recorre ao sistema de posicionamento global (GPS), e faz com que novos pontos de evacuação surjam à medida que se aponte o aparelho em outras direções.

Depois de selecionada uma das zonas de segurança propostas, o aplicativo exibe o trajeto mais conveniente, através do Google Maps.

A Kazasu explicou que o aplicativo tem armazenadas as 335 zonas de evacuação programadas pela cidade de Chiba, em caso de um sismo de grande magnitude, tsunami ou de outros desastres.

O município iniciou já uma campanha para que os moradores façam download do programa.

O Japão está localizado sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", sofrendo terramotos com relativa frequência. Por isso, existem rigorosos protocolos de emergência, revistos continuamente pelas autoridades, para melhor preparar a população para a eventualidade de um forte tremor de terra.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário