one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crowdfunding

Imagem:

Compartilhar:

Crowdfunding: confira cinco dicas para bombar seu projeto de financiamento coletivo

Criado em 28/01/14 20h11 e atualizado em 28/01/14 20h52
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Com dificuldade para conseguir patrocínio pelas vias tradicionais, empreendedores de diversas áreas têm optado cada vez mais por um caminho alternativo: o crowdfunding, ou financiamento coletivo. A ideia consiste em engajar interessados em colaborar com a “vaquinha” virtual, a fim de alcançar o valor necessário para tirar uma ideia do papel. Mas como elaborar um projeto de crowdfunding?

Confira mais notícias sobre a Campus Party 2014

#Crowdfunding: bate-papo debateu formas de financiamento coletivo

Amanda Sérvulo e Mariana Resegue, do site Juntos.com.vc – plataforma especializada em financiamento coletivo de causas sociais – ofereceram uma oficina sobre o tema no lounge da EBC na Campus Party. Depois do papo, a dupla conversou com o Portal EBC e deu o passo-a-passo para uma campanha de sucesso.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

1 – Planejamento
Refletir sobre o orçamento e os objetivos do projeto deve ser o ponto de partida ao se criar uma estratégia de sucesso, segundo Mariana.

2 – Comunicação eficiente
Amanda sugere que sejam disponibilizadas fotos e feitos um texto e um vídeo curtos para apresentar a proposta. “É importante que quem criou o projeto mostre sua cara, para transmitir confiança”, aconselha.

3 – Redes de contatos
Antes da campanha ir para o ar, deve ser feito um mapeamento das redes em que a mesma pode ser trabalhada, recomenda Mariana.

4 – Recompensas
Ofereça algo em troca para cada faixa de contribuição. Quem contribuir com R$ 10, por exemplo, receberá um item diferente do que será entregue a quem doar R$ 20 e assim por diante. “Além de a pessoa confiar e querer incentivar seu projeto, haverá brindes que ela irá receber”, diz Amanda. Os custos dessas recompensas devem ser incluídos no orçamento.

5 – Entusiasmo
O engajamento para levar um projeto à frente deve começar por seu criador. ‘Você tem que estar com muita vontade de fazer o projeto acontecer, estar com brilho nos olhos, se engajar e engajar as pessoas que estão próximas de você, porque tem tudo para dar certo”, diz Mariana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário