one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cherry vai realizar um recall de mais de 12 mil veículos no Brasil para a substituição de componentes que podem ter sido produzidos com amianto.

Imagem:

Compartilhar:

Medida provisória que aperfeiçoa Programa Inovar-Auto é publicada

Criado em 20/01/14 13h07 e atualizado em 20/01/14 13h13
Por Daniel Lima Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (20) medida provisória (MP) com o aperfeiçoamento do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), que dá incentivos tributários ao setor que nacionaliza a produção.

Uma das modificações estabelece que serão considerados realizados no país os dispêndios com a importação, para utilização em laboratórios, de programas de computadores sem similares nacionais, e equipamentos e suas peças de reposição, também sem similares nacionais.

Leia mais notícias sobre tecnologia no Portal EBC

Pela MP, as peças, no caso, são aquelas adquiridas juntamente com o equipamento, cujo valor seja igual ou inferior a 10% do valor do produto. A verificação da similaridade será feita nos termos estabelecidos em ato do Poder Executivo.

A MP diz ainda que com vista à promoção do desenvolvimento sustentável da indústria, os fornecedores de insumos estratégicos e de ferramentas para as empresas habilitadas ao Inovar-Auto e seus fornecedores diretos ficam obrigados a informar aos adquirentes, nas operações de venda, os valores e as demais características dos produtos fornecidos, nos termos, limites e condições definidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O desenvolvimento sustentável da indústria, a que se refere a MP, está relacionado ao aumento do padrão tecnológico dos veículos, especialmente quanto à segurança e a emissões veiculares.

A omissão na prestação das informações, indica a MP, levará à aplicação de multa de 2% sobre o valor das operações de venda. A prestação de informações incorretas no cumprimento dessa obrigação terá multa de 1% sobre a diferença entre o valor informado e o valor devido.

O Inovar-Auto deve estimular as montadoras de veículos no Brasil a investir aproximadamente R$ 60 bilhões até 2015. Os investimentos serão necessário para que as montadoras cumpram as exigências do programa, como a melhoria da eficiência energética dos motores e a aquisição de peças e componentes, que terão de ser nacionais para que os carros fabricados no Brasil possam estar em par de competitividade com os carros fabricados no exterior, com na Europa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário