one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No total, o Brasil conta com 14,8 milhões de domicílios com TV por assinatura

Imagem:

Compartilhar:

Campus Party: TV digital pública vai beneficiar famílias mais pobres, diz professora

Criado em 29/01/14 14h03 e atualizado em 29/01/14 14h58
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Um debate da Campus Party 2014 reuniu, na última terça-feira (28), diferentes convidados para falar sobre o impacto do digital sobre os novos formatos de conteúdos audiovisuais. Entre os integrantes da mesa, estava Cosette Castro, professora da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora do Brasil 4D. Após o debate, Cosette conversou com o Portal EBC sobre a iniciativa.

Confira mais notícias sobre a Campus Party 2014

O projeto de TV digital interativa é voltado para famílias de baixa renda, beneficiárias do Bolsa Família. A proposta é oferecer serviços públicos por meio do controle remoto, como acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), informações sobre direitos da mulher e vacinação, cursos de capacitação e ofertas de emprego.

Pesquisadora explica o que é o projeto Brasil 4D

Creative Commons - CC BY 3.0 -

“O piloto foi realizado em 2013 em João Pessoa (PB) com cem famílias. É um projeto inédito no mundo porque usa a televisão digital pública, um controle remoto, uma caixa de conversão da TV analógica para o sistema digital e uma antena de TV. O Brasil 4D está agora em Ceilândia e Samambaia (DF), para a implantação nas casas de 300 famílias”, contou Cosette.

Leia também:

Projeto Brasil 4D recebe prêmios nacionais e internacionais

A pesquisadora falou também da participação da Empresa Brasil de Comunicação – EBC no projeto. “A EBC pensou esse projeto como forma de oferecer multiprogramação, que é quando a TV digital possibilita que um canal seja subdividido em vários outros, tudo pela televisão aberta e gratuita”.

Segundo Cosette, o processo da TV digital no Brasil superou o debate puramente tecnológico e passou a envolver mais intensamente a discussão sobre conteúdo. “No caso do Brasil 4D, desenvolvedores de software e profissionais da comunicação, do audiovisual, da arte, do design, da engenharia e da informática estão trabalhando em conjunto”.

Cosette considerou um desafio apresentar o projeto aos participantes da Campus Party. “Viemos falar com um público já acostumado à tecnologia sobre 15 milhões de famílias que fazem parte do Bolsa Família e representam 50 milhões de pessoas, que não têm acesso à internet, televisão digital ou celular pós-pago”.

Cosette Castro fala sobre a apresentação do projeto Brasil 4D ao público da Campus Party

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário