one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Participante da Campus Party conta como criou site de podcasts para explicar as pesquisas científicas

Imagem:

Compartilhar:

Site descomplica a ciência e explica estudos de forma divertida

Criado em 30/01/14 10h23 e atualizado em 30/01/14 10h35
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Campus Party - SciCast
Participante da Campus Party conta como criou site de podcasts para explicar as pesquisas científicas (foto: Ana Elisa Santana/Portal EBC)

As universidades realizam diversas pesquisas que são úteis para a sociedade, e muitas vezes podem ajudar a resolver problemas simples, do cotidiano de cada cidadão. Mas a linguagem utilizada no meio acadêmico às vezes dificulta o acesso a essas informações. Pensando nisso, um grupo de quatro amigos - de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Virgínia (EUA) - se reuniu para fazer o trabalho de "traduzir" esses estudos.

Um dos criadores do site SciCast, Ronaldo Gogoni, está participando da Campus Party como campuseiro e aproveita para divulgar a ideia. No site, lançado em outubro de 2013, todo mundo pode entender a ciência: de testes com animais a superbactérias, e até mesmo a exploração de Marte. Tudo isso em uma conversa descontraída, cheia de humor. 

Leia mais notícias da Campus Party 2014

A ideia dos idealizadores do projeto é fazer a divulgação científica de modo simples e descomplicado. "(Nossa meta é) tirar a linguagem acadêmica que os cientistas costumam utilizar pra que fique mais simples de explicar a ciência e assuntos relacionados de uma forma mais direta", conta o editor de conteúdo Ronaldo Gogoni.

O site oferece os conteúdos em diversos formatos de áudio, e os bate-papos sempre têm convidados especiais, em geral especialistas nas área para dar suas informações. "O formato é de uma aula mesmo, tanto pra equipe quanto para os nossos ouvintes", explica Gogoni.

No vídeo abaixo, Ronaldo Gogoni conta como nasceu o SciCast. Assista:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário