one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Câmara lança espaço para criar aplicativos destinados a aumentar transparência

Criado em 19/02/14 20h39 e atualizado em 19/02/14 20h52
Por Luciano Nascimento Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Com o objetivo de incentivar a criação de aplicativos e sistemas digitais voltados para o acompanhamento da atividade parlamentar, a Câmara dos Deputados inaugurou hoje (19) o chamado Laboratório Hacker. Segundo o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a iniciativa contribuirá para dar transparência às ações do Legislativo.

“O Parlamento brasileiro começa a mudar aqui. É a revolução pelas ideias e pela comunicação”, escreveu Alves no mural do Laboratório Hacker.

A criação desse espaço foi aprovada pelo Plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência. Inicialmente, o laboratório deve trabalhar com dois projetos, cuja licitação já foi aprovada pela Mesa Diretora da Câmara.

O primeiro projeto prevê o monitoramento constante da Câmara por um instituto de pesquisa. O segundo projeto tem o objetivo de analisar a presença da Casa nas redes sociais.

O Laboratório Hacker dá continuidade a uma experiência lançada no ano passado, o Hackathon, maratona hacker promovida pela Câmara para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar.

A experiência premiou três projetos. O primeiro criou o aplicativo Meu Congresso, que reúne informações sobre o mandato dos parlamentares e garante o controle social sobre os gastos de deputados e senadores. Outro permite o acompanhamento, por meio de celular, da assiduidade e das propostas dos parlamentares. O último projeto é um jogo que simula o processo de discussão e deliberação das propostas em tramitação na Câmara.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário