one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Participantes se despedem da sétima edição da Campus Party

Imagem:

Compartilhar:

Chega ao fim a Campus Party 2014

Criado em 02/02/14 02h55 e atualizado em 04/02/14 10h38
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Sérgio Maia não viu problemas de acessibilidade na Campus Party
Sérgio Maia não viu problemas de acessibilidade na Campus Party (Luanda Lima/Portal EBC)

Acabou neste sábado (1º) a sétima edição da Campus Party Brasil. O evento foi realizado no Anhembi, em São Paulo, e reuniu 8 mil participantes em mais de 500 horas de atividades. A despedida foi no Palco Principal e contou com uma competição de dança, entrega dos prêmios dos concursos realizados nos dias de Campus e a exibição de um vídeo com imagens recolhidas durante o evento.

Confira mais notícias da Campus Party 2014

O goiano Sérgio Maia, de 22 anos, considerou a programação do evento mais fraca em 2014, na comparação o ano anterior. O rapaz, que é cadeirante, não encontrou problermas relativos a acessibilidade.

Jovens vieram da Bahia para acampar no Anhembi
Jovens vieram da Bahia para acampar no Anhembi (Luanda Lima/Portal EBC)

As amigas Ana Paula Gomes, Andressa Filgueiras, Carolina Cajazeira e Roselma de Oliveira, com idades entre 18 e 25 anos, vieram de Alagoinhas e Feira de Santana, na Bahia, para acampar no Anhembi. As jovens têm críticas a esta edição do evento. “Achei falha a questão da segurança”, disse Andressa. Já Ana Paula diz que preferiu a Campus de 2013. “Este ano foi mais desanimado e houve um agravante: o calor”. O último mês de janeiro foi o mais quente em São Paulo nos últimos 71 anos e a ausência de ar condicionado no Anhembi agravou o desconforto dos campuseiros.

A experiência, mesmo assim, valeu a pena, dizem as participantes. Elas gostaram principalmente do conteúdo das palestras e oficinas. Ana Paula também elogiou o destaque dado aos empreendedores. "Achei muito boa a parte das startups".

Cobertura da EBC

Grande foco da CPBR7, o empreendedorismo foi a pauta escolhida pelos participantes da oficina de radiodocumentário oferecida no lounge da EBC na Campus Party. O assunto foi ainda foco de um edital lançado pela ministra Marta Suplicy na abertura do evento, voltado para empreendedores criativos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também aproveitou a Campus para lançar um aplicativo que vai agilizar pedidos de atendimento ao Samu. Um outro app reunirá a lista de medicamentos disponíveis no SUS.

A educação também marcou presença na programação da Campus. O internauta pôde conhecer um projeto que estimula o uso do celular na escola e um site que "traduz" publicações acadêmicas. Você descobriu ainda como os games podem ser usados em sala de aula, conheceu um projeto que leva a estudantes conceitos de robótica e software livre e foi apresentado a outro que ensina programação a crianças.

Esse é um aprendizado bastante familiar na vida de Jorge Tinoco, de 13 anos, que é programador desde os nove. O rapaz falou ao Portal EBC sobre as dificuldades enfrentadas por jovens com altas habilidades nas escolas brasileiras.

A relação entre tecnologia e cidadania foi debatida na CPBR7 e resultou em matérias sobre o mapeamento das manifestações de junho de 2013 no Twitter e maneiras de estimular uma maior presença das mulheres nas carreiras ligadas à tecnologia. O Barco Hacker, que leva oficinas de tecnologia a comunidades ribeirinhas da Amazônia, foi outro tema levantado. Conheça também aplicativos que podem ajudar a melhorar a vida na sua cidade e saiba mais sobre o projeto Brasil 4D, que leva serviços públicos a famílias de baixa renda por meio do controle remoto. 

Será que o Brasil já chegou a um ponto satisfatório quanto à transparência na administração pública? Confira a opinião de ativistas sobre a política de dados abertos no país. Além do acompanhamento dessas informações, os cidadãos podem se apropriar de inovações tecnológicas para transformar a sociedade, como indicou o webativista Gil Giardelli. Amanda Sérvulo e Mariana Resegue, especialistas em financiamento coletivo voltado para causas sociais, deram cinco dicas para a elaboração de um projeto de crowdfunding de sucesso.

O Marco Civil da Internet - que tem o objetivo de regulamentar o uso da rede no Brasil - deve ser aprovado ainda em fevereiro, previu ao Portal EBC o deputado federal Paulo Teixeira. Um dos pontos regulados pela nova legislação promete ser a privacidade do usuário, ameaçada, por exemplo, pelo comércio de dados pessoais na web.

Quem nunca imaginou como seria fazer uma viagem ao espaço? Talvez essa possibilidade esteja mais perto do que se imagina: o turismo espacial deve crescer em 2015, diz o brasileiro Pedro Henrique Dória Nehme. O uso da mente para controlar aparatos tecnológicos também parece viável apenas em filmes de ficção, mas é outra realidade cada vez mais próxima.

Com mais de um milhão de seguidores no Facebook, 176 mil no Twitter e 200 mil no Google+, a Dilma Bolada, personagem fictício baseado na presidenta Dilma Rousseff, se tornou um fenômeno na web. Seu criador, Jeferson Monteiro, conversou com o público da Campus Party e bateu um papo com o Portal EBC. Na entrevista, o estudante revelou que Dilma Bolada pode ultrapassar os limites do mundo virtual e se tornar livro.

Grande parte da importância da Campus é pela integração de milhares de participantes de várias idades, muitos deles acampados no local do evento. O Portal EBC falou com alguns deles, que contaram como é a experiência de viver no camping da CPBR7 e acampar com uma criança no local.

Atividades da EBC na Campus

Quem passou pela Campus Party este ano, pôde participar de palestras e oficinas promovidas pela Empresa Brasil de Comunicação. O lounge da EBC convidou o jornalista Luis Nassif para uma mesa-redonda com os campuseiros sobre as redes sociais e o advento de um novo país. Kamila Brito, da Casa da Cultura Digital do Pará, falou sobre as viagens do Barco Hacker, que leva webcidadania a comunidades ribeirinhas da Amazônia.

René Silva, que ficou famoso ao transmitir pelo Twitter a ocupação do Complexo Alemão pela polícia em 2010, conversou com o público sobre comunicação comunitária. Já Amanda Sérvulo e Mariana Resegue, do site Juntos.com.vc, realizaram uma oficina sobre crowdfunding, estratégia também chamada de financiamento coletivo

O espaço também ofereceu palestras sobre design responsivo, ferramentas opensource para gerir conteúdos em portais e a inserção da TI na criação e difusão de conteúdo. Os interessados em aprender sobre como é feita a produção audiovisual puseram a mão na massa em uma oficina sobre o tema, conduzidas pela equipe da TV Brasil. Os participantes do workshop de radiodocumentário produziram um material sobre empreendedorismo, disponibilizado ao público pela Radioagência Nacional.

No último sábado (1º), o Palco Michelangelo da Campus Party recebeu um debate sobre a produção audiovisual no Brasil. O papo foi mediado por Ricardo Soares, diretor de Programação e Conteúdo da EBC, e contou com a presença de Mario Borgneth (Ministério da Cultura), Renato Nery (SP Cine) e Rodrigo Marcondes (coletivo Garapa).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário