one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parlamento começa a mudar com Laboratório Hacker, diz Henrique Alves

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento começa a mudar com Laboratório Hacker, diz Henrique Alves

Criado em 19/02/14 18h11 e atualizado em 19/02/14 18h24
Por Tiago Miranda Fonte:Câmara dos Deputados

Parlamento começa a mudar com Laboratório Hacker, diz Henrique Alves
Parlamento começa a mudar com Laboratório Hacker, diz Henrique Alves (Leyberson Pedrosa/Portal EBC)

Em uma reunião informal, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, conheceu, nesta quarta-feira, o local de onde devem surgir novas ideias de aplicativos e sistemas digitais para ampliar a transparência do trabalho legislativo.

Leia também: Hackers "ocupam" Câmara dos Deputados

O Laboratório Hacker, espaço aberto para programadores e desenvolvedores de informática que trabalham com software livre, foi inaugurado hoje pela manhã na Câmara.

“Isto não existe em nenhum lugar do mundo”, afirmou o hacker Pedro Markun, em relação à iniciativa da Câmara. Ele é um dos dez ativistas que vão usar o laboratório como base para criações para ampliar a compreensão da sociedade do processo legislativo.

Revolução pelas ideias
“Este Parlamento brasileiro começa a mudar aqui. É a revolução pelas ideias e pela comunicação”, escreveu Alves no mural do laboratório. Na próxima terça-feira (25), o presidente irá apresentar o laboratório aos líderes partidários, logo antes da reunião de liderança para fechar a pauta da semana.

Duas licitações aprovadas na reunião da Mesa Diretora hoje pela manhã devem ajudar na proposta do Laboratório Hacker, segundo Alves. A primeira é para um monitoramento constante de um instituto de pesquisa para analisar a Câmara. Já a segunda é para analisar a presença da Casa nas redes sociais. “Quanto mais dados abertos pudermos oferecer, melhor. A Casa não tem o que temer”, afirmou.

G20 parlamentar
Alves propôs aos desenvolvedores fazer em 2014 uma maratona hacker, o segundo Hackathon com participantes dos diferentes países que virão para o G20 parlamentar em agosto em Brasília.

O evento reúne os presidentes dos Poderes Legislativos das 20 maiores economias mundiais, além de Colômbia e Espanha como convidados.

Neutralidade da internet
Markun também pediu para Alves a manutenção da neutralidade da rede dentro do Marco Civil da Internet (PL 2126/11, do Executivo). Esse é uma das principais polêmicas do projeto que começou a ser discutido hoje no Plenário.

Transparência no Parlamento
A criação do Laboratório Hacker foi aprovada pelo Plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência.

O laboratório dá continuidade à experiência do Hackathon, a primeira maratona hacker promovida pela Câmara, no ano passado, para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo.

Edição: Newton Araújo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário