one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


exoesqueleto

Imagem:

Compartilhar:

Conheça 10 curiosidades sobre o exoesqueleto do Projeto Andar de Novo

Criado em 09/05/14 14h44 e atualizado em 09/05/14 18h52
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

exoesqueleto Nicolelis Copa do Mundo
A tecnologia é chamada de exoesqueleto e foi desenvolvida pelo projeto Andar de Novo(Divulgação)

Em 12 de junho, a abertura da Copa do Mundo do Brasil exibirá mais um avanço tecnológico para a acessibilidade. Está previsto que uma pessoa paraplégica vista uma roupa robótica e a controle com a mente enquanto tenta se levantar da cadeira de rodas e dar alguns passos pelo campo.

A tecnologia é chamada de exoesqueleto e foi desenvolvida pelo projeto Andar de Novo (Walk Again), coordenado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis. Se as previsões divulgadas derem certo, um paciente adulto vai caminhar no Itaquerão momentos antes da partida inicial entre Brasil e Croácia. Essa pessoa também poderá dar o primeiro chute da competição.

A partir de uma entrevista recente de Nicolelis à BBC e postagens no Facebook do pesquisador, reunimos uma lista de dez características do exoesqueleto:

1) O projeto Andar de Novo realiza testes com oito pacientes adultos com idade entre 20 e 35 anos. Um deles poderá ser escolhido para usar o exoesqueleto na abertura da Copa.

2) O equipamento é controlado por atividades do cérebro do paciente, que também recebe sinais sensoriais da máquina.

3) O paciente usará um capacete que vai transmitir os sinais do cérebro para um computador guardado em uma mochila. O computador, por sua vez, vai dar comando para pistões hidráulicos responsáveis pelo movimento das pernas mecânicas.

4) O exoesqueleto usa uma bateria com autonomia de até 2 horas.

5) Um sensor na parte externa da roupa robótica vai captar o ambiente ao redor de forma parecida a de um ser humano.

6) Existirão sensores de pressão, temperatura e de vibração. Mas não se sabe ainda se a pessoa vai sentir todos esses dados.

7) Ao tocar o chão, o exoesqueleto aciona um vibrador conectado ao braço do paciente. A ideia é que o cérebro associe essas vibrações ao movimento das pernas para que a pessoa volte a ter impressão de sentir as suas pernas, dando comandos para andar ao equipamento.

8) O material do exoesqueleto está sendo construído em diferentes países com materiais feitos em impressoras 3D, plástico resistente, metais e alumínio. O protótipo pesa cerca de 70 kg.

9) As pesquisas do exoesqueleto são realizadas no Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN) e na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, onde Nicolellis trabalha com ajuda de financiamento externos.

10) Outros pesquisadores de neurociência criticam o projeto ou preferem não analisá-lo. Entre as críticas, citam que o excesso de exposição vai criar a sensação de que a tecnologia estará pronta para uso em breve. Contudo, Nicolelis prevê mais 20 anos antes de colocá-la em uso médico.

*com informações de BBC News, Walk Again Project e Facebook Miguel Nicolellis

Confira mais fotos do exoesqueleto:

Leia também:

Geradores hidráulicos do exoesqueleto são exibidos em vídeo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário