one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


histórico de localização

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como desativar o histórico de localização no mapa do celular

Criado em 08/05/14 13h52 e atualizado em 08/05/14 18h57
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Centro de Gestão da Jornada Mundial da Juventude
Recursos de localização do celular são úteis para encontrar um endereço ou achar um celular perdido(Foto: Tânia Rêgo / Abr)

Um celular com conexão à internet móvel costuma acompanhar as pessoas para a maioria dos lugares. Esses smartphones também rodam aplicativos capazes de identificar a localização do usuário e podem armazenar todo o histórico de deslocamento. 

Esse é o caso, por exemplo, do aplicativo Google Maps (Gmaps), um dos mapas mais populares entre celulares tanto da plataformas Android quanto iOS.

Essas funcionalidades são úteis para ajudar a encontrar um endereço ou o próprio aparelho, caso ele esteja perdido. Contudo, nem todo mundo sabe que existe essa opção ou quer ter o seu deslocamento guardado pelo serviço. Por isso, a partir do exemplo do Gmaps, saiba onde desativar o recurso de deslocamento:

1) O Google Maps disponbiliza todo o histórico de locais percorridos no link do serviço

2) Assim, caso não queira guardar seu histórico, é preciso estar conectado a sua conta do Gmail e acessar as configurações do histórico neste link;

3) Marque a opção "desativar" histórico e clique no botão "salvar".


Cuidado ao instalar um aplicativo

Ao configurar uma conta de e-mail ou instalar um aplicativo no celular, é preciso estar atento a cada passo de configuração e conferir, atentamente, os termos de uso. A qualquer momento, o programa pode solicitar permissão para acessar aos dados de localização do seu aparelho. Em muitos casos, é possível que você tenha ativado a opção sem saber.

Como o celular registra sua localização

Não é preciso ter ou estar com o GPS ativo no dispositivo para registrar sua localização. A partir da triangulação de antenas das redes móveis e do endereço do número IP, é possível apontar no mapa um ponto aproximado por onde você passou. Se o histórico de localização estiver funcionando, toda vez que o celular estiver conectado à nternet por wifi ou banda larga móvel, ele transmitirá os dados sobre a localização do celular em determinados momentos

Leia também:

Como manter sua privacidade na web

Entenda o Marco Civil da Internet

Web Vigiada: dados dos brasileiros estão expostos a cada conexão

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário