one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Empresa cria recifes artificiais para prática de surfe no litoral fluminense

Criado em 27/07/14 17h45 e atualizado em 27/07/14 18h01
Por Alana Gandra Edição:Wellton Máximo Fonte:Agência Brasil

O litoral de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, ganhará em 2015 uma plataforma de recife artificial. Ainda neste semestre, a prefeitura abrirá licitação para a construção do empreendimento, cuja técnica é pioneira em todo o mundo.

O projeto foi desenvolvido pela Arrecifes Artificiais Multifuncionais (Aram). Nascida em 2005, a companhia faz parte da incubadora de empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Maurício Carvalho de Andrade, diretor da Aram, o recife artificial impulsionará o turismo marítimo no estado do Rio de Janeiro, ao incentivar a prática do surfe e melhorar as condições de balneabilidade. O principal benefício, no entanto, será ambiental porque as estruturas diminuem a erosão costeira, problema que ameaça as regiões litorâneas em todo o mundo.

O recife artificial é basicamente uma estrutura marinha que dissipa a energia da onda a partir do momento em que a ondulação passa em cima dela. “A ondulação, interagindo com a plataforma, ganha o formato de tubo, ideal para surfistas”, diz Andrade.

As plataformas também terão valor científico porque serão constantemente monitoradas. “Por meio do estudo do comportamento da ondulação sobre a plataforma, podem ser retirados dados que ajudarão a ciência a resolver uma série de problemas de erosão”, acrescenta. “Na verdade, elas são laboratórios móveis.”

O método de instalação e de retirada das estruturas móveis foi patenteado pela Aram não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e na Austrália. Segundo o diretor da empresa, as iniciativas para criação de recifes artificiais registradas no exterior não funcionaram porque utilizaram materiais, como sacos de areia e pneus, que reduziram a eficácia.

“Todos eles [recifes artificiais] perderam a forma por algum motivo”, destaca Andrade. “Além disso, esses materiais deixaram problemas ambientais porque não podem ser mais removidos do fundo d'água.”

Para resolver o problema, o projeto da empresa incubada na Coppe prevê o uso de plataformas móveis. Cascos de aço com tanques internos para lastro, elas serão construídas em estaleiros e podem ser deslocadas, com flutuação própria, até o local de submersão e de ancoragem.

O sistema de lastro permitirá que as plataformas móveis sejam reinstaladas em outro local ou até retiradas de forma definitiva. “Basta injetar ar, que a plataforma boia e é levada embora”, explica Andrade. Pelo fato de serem feitas de aço e ficarem sempre sob a água, a durabilidade das plataformas é elevada, estimada em pelo menos 35 anos.

Em Maricá, as estruturas ficarão a 60 metros da praia, com expectativa de gerar ondas perfeitas para surfe durante todo o ano. O projeto também está aberto a investimentos do setor privado. Segundo Maurício Andrade, o turismo resultante da prática do surfe movimenta em torno de US$ 7 bilhões por ano em todo o planeta, dos quais parte pode ser atraída para o país por meio de recifes artificiais.

Editor Wellton Máximo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário