one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Uma das preocupações do evento é garantir velocidade na conexão de internet para todos os participantes. Este ano, a velocidade de 40 Gbps oriunda da rede de fibra ótica vem de duas estações, na Consolação e no Ibirapuera

Imagem:

Compartilhar:

Incentivo à inovação precisa ser ampliado, aponta pesquisa

Criado em 14/07/14 16h24 e atualizado em 14/07/14 17h28
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Professores e estudantes universitários da Espanha, de Portugal e da América Latina avaliam que o incentivo à inovação tecnológica precisa ser ampliado. Foram ouvidos cerca de 11 mil entrevistados nesses países. A pesquisa foi feita pela Universia, rede que reúne universidades públicas e privadas portuguesas e espanholas, e faz parte da preparação para o 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, que reunirá mais de mil reitores no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 deste mês.

De acordo com a pesquisa, os países avaliados ficam menos competitivos em comparação às outras nações que têm pesquisa, inovação e o empreendedorismo entre as prioridades.

Leia mais notícias de Tecnologia no Portal EBC

Para o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Carlos Alberto Netto, presidente do comitê acadêmico do encontro de reitores, a cultura de inovação tecnológica é praticamente inexistente no Brasil. “Isso representa, de fato, um desperdício da capacidade dos nossos professores, técnicos e estudantes que têm muitas ideias interessantes, trabalhos na área do conhecimento, e poderiam dar uma contribuição maior para a sociedade”.

Segundo Netto, o país dispõe de mecanismos para estimular a inovação, como agências de fomento estaduais, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Porém, falta uma integração dos pesquisadores com as empresas. “Acho que falta ao Brasil ainda juntar o potencial criativo inovador das nossas universidades com as empresas”.

O reitor da UFRS observou que o Brasil tem uma economia pujante, mas ainda muito baseada em commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional), que têm menos valor agregado. “Como usar esse potencial criativo que reside na qualidade dos nossos professores, alunos e técnicos dedicados à pesquisa científica para que isso se transforme também em inovação e que essa inovação, por sua vez, se transforme em produtos que cheguem ao mercado", destacou.

Durante o encontro no final do mês, os reitores discutirão qualidade e renovação do ensino; organização, governo e financiamento; universidade e entorno social e internacionalização. As edições anteriores ocorreram em 2010, em Guadalajara, no México; e em 2005, em Sevilha, Espanha.

Editor Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário